Diretas

Nova lei do RG já está valendo: Descubra como emitir o documento HOJE (13/04)


Novo RG (Foto: Reprodução / Internet)

Descubra como emitir o novo RG

Para melhorar a segurança dos brasileiros, o Governo Federal criou um novo RG. Essa nova identidade tem como intuito reduzir fraudes e aumentar a segurança na identificação dos cidadãos. Todos os brasileiros terão que atualizar o documento.

Ocorre que na era digital, o Brasil dá um grande passo em direção à modernização com a implementação de um documento unificado que promete revolucionar a forma como os cidadãos acessam serviços e realizam transações cotidianas, tomando o lugar do CPF e RG.

SAIBA MAIS! Vitória para os idosos +65: Saiba como ganhar R$ 1.412 mesmo sem ter contribuído para o INSS

Desde fevereiro, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) é emitida por todos os Estados do Brasil, adotando o número do CPF (Cadastro Pessoa Física) como padrão de identificação.

Desse modo, o número do Registro Geral (RG) não será mais utilizado. No entanto, o novo documento não precisa ser feito imediatamente. O modelo antigo é válido até 28 de fevereiro de 2032.

Entretanto, o CPF passará a ser utilizado em praticamente todos os documentos, permitindo que, a partir de uma única combinação numérica, entidades governamentais consigam ter acesso à todas as informações de um cidadão, como CNH, título de eleitor, carteira de trabalho, entre outros.

Além disso, o documento não irá contar com a designação de “sexo” ou diferenciação entre o “nome” e “nome social”. A mudança visa tornar a carteira de identidade mais inclusiva para a comunidade LGBTQIA+.

De acordo com informações do portal Pronatec, essa transformação para o novo RG é mais do que uma mudança burocrática; mas sim um passo em direção a um Brasil mais integrado, seguro e eficiente.

Novo RG, segunda via e prazo de validade são divulgados para emissão do documento (Foto: Reprodução/ Dvulgação/ Internet/ Montagem)
Novo RG (Foto: Reprodução / Gov)

QUAL A VANTAGEM DO DOCUMENTO PARA OS IDOSOS?

O novo RG trouxe uma vantagem exclusiva para os idosos, pois para as pessoas com mais de 60 anos não será mais necessário renovar o documento.

Essa alteração traz uma grande ajuda aos cidadãos na melhor idade, pois não precisam se preocupar em ter que se deslocar para tirar um novo.

O Governo busca com essas mudanças facilitar a vida dos brasileiros, mais ainda dos idosos, que não vão mais precisar se preocupar com a validade do documento.

Basta os idosos comparecerem a um Poupatempo ou Delegacia da Polícia Civil com uma foto 3×4 recente, comprovante de residência, preencher um formulário e pagar a taxa.

Saiba qual o benefício do novo RG para idosos acima de 60 anos
Saiba qual o benefício do novo RG para idosos acima de 60 anos (Foto: Reprodução / Gov)

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!