Diretas

DECISÃO sobre o 14º salário e aumento de benefício do INSS é definido HOJE (02/06)


14º salário do INSS (Foto: Reprodução / Formoney)

Novidades sobre o INSS irão impactar os aposentados

Acontece que o reajuste dos benefícios previdenciários é feito com base na inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Sendo assim, todo ano as aposentadorias e pensões do INSS passam por alterações.

Ocorre que as projeções da Genial Investimentos apontam que o INPC acumulado deve alcançar 3,94% neste ano, enquanto o Ministério da Fazenda projeta um acúmulo de 3,25%.

SAIBA MAIS! Grande vitória: Devolução de Valores pelo Banco do Brasil vai beneficiar IDOSOS de 60 anos pra cima

Essa diferença nas estimativas destaca a complexidade envolvida no cálculo da inflação e seu impacto nos benefícios. Portanto, o piso dos benefícios do INSS é vinculado ao salário mínimo e, com isso, recebe um reajuste real, ou seja, acima da inflação.

Sendo assim, as projeções apontam que o salário mínimo poderá chegar a R$ 1.508,66 em 2025. Já o teto máximo previdenciário é de R$ 8.092,54 reais.

Veja também

Além do aumento de salário que um dos momentos mais aguardados anualmente para os trabalhadores CLTs e os aposentados, o 14º salário é outro assunto que provoca desdobramentos.

Para quem não sabe, a ideia de liberar o 14º salário do INSS foi em 2020 quando começou a pandemia através do Projeto de Lei nº 4.367/2020.

Esse Projeto prevê o pagamento de abono extra para 2020 e 2021, beneficiando os aposentados e pensionistas. Ele tem autoria do Senador Pompeo de Mattos e também consta no Projeto de Lei nº 3.657/2020, de autoria do Senador Paulo Paim.

Em junho de 2022, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), retirou da pauta de decisões a apreciação do texto, designando nova análise em Comissão Especial da Câmara. Desse modo, em 2023 ainda se aguardam sinais de avanço na aprovação do projeto.

Governo aumenta salário mínimo para ESSE grupo de pessoas
Governo aumenta salário mínimo anualmente (Foto: Reprodução / Canva)

MAS AFINAL, O 14º SALÁRIO SERÁ PAGO EM 2024?

O 14º salário ajudaria a diminuir o impacto negativo na situação financeira das famílias aposentadas que, durante a pandemia, deixaram de fazer as consultas de rotina por medo do contágio e acabaram prejudicando ainda mais a saúde e tendo mais gastos com medicamentos.

Portanto, como a pandemia da Covid-19 teve início há 04 anos e o período mais turbulento já passou, o projeto deve ser engavetado de acordo com informações divulgadas pelo portal UOL.

Isso porque no período crítico a ajuda não foi disponibilizada e atualmente com quase tudo voltando ao normal fica ainda mais difícil conseguir tal aprovação, visto que um 14º salário do INSS estaria totalmente fora do teto orçamentário para esse ano.

14º salário é confirmado pelo governo? Confira as novidades para os beneficiários do INSS (Foto: Reprodução/Internet)
14º salário do INSS (Foto: Reprodução / Canva)

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo Aaron Tura Tv

Aaron Tura

💬 Jornalista | Colunista @ATardeESua @TVFOCOoficial @oficialSUPERPOP

@aarontura

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!