PUBLICIDADE

Notícias

Esses são os 3 motivos para você não guardar sobras no papel alumínio

16/08/2023 às 0:13

Peixe temperado em cima de papel alumínio antes de ir ao forno (Foto: Reprodução/ iStock)
Peixe temperado em cima de papel alumínio antes de ir ao forno (Foto: Reprodução/ iStock)

Deixe de usar sobras de comidas em papel alumínio, isso fará bem a sua saúde

Sabia que guardar sobras de comida no papel alumínio pode ser uma péssima ideia? Muitas pessoas fazem isso na cozinha, achando que é uma forma prática e econômica de conservar os alimentos. Porém, a verdade é que isso pode trazer alguns riscos a sua saúde e para o meio ambiente.

Um dos problemas de usar papel alumínio para guardar comida é que ele pode deixar resíduos de alumínio nos alimentos, ou seja, isso ocorre principalmente quando ele entra em contato com alimentos ácidos como tomate, vinagre ou limão.

+ Afaste as baratas com esses oito cheiros; elas odeiam eles

Os alimentos reagem com o metal e soltam partículas que podem ser ingeridas com a comida.

1 – MALEFÍCIOS DO PAPEL ALUMÍNIO

Veja também

O excesso de alumínio no organismo pode gerar alguns danos à saúde, como por exemplo, alterações neurológica, anemia, osteoporose e até Alzheimer. Por conta disso, é melhor evitar o contato direto do papel alumínio com os alimentos, especialmente os ácidos.

2 – CONTAMINAÇÃO CRUZADA

Um outro risco de usar o papel alumínio para guardar comida é que ele pode causar contaminação cruzada, o que significa que ele pode transferir bactérias e sujeira de uma comida para outra, caso seja reutilizado.

Um exemplo, caso você tenha o mesmo papel alumínio para guardar carne e depois para guardar salada, você pode estar levando germes da carne para a salada, o que pode gerar infecção intestinal como diarreia, vômito e febre.

Por conta disso, é importante descartar o papel alumínio após usar uma vez e não o reaproveitar para outras comidas. Também é bom lavar as mãos e os utensílios antes de manusear os alimentos.

+ Trabalhadores em risco! Supermercados pressionam pelo fim do vale-alimentação e refeição

3 – NÃO É SUSTENTÁVEL PARA O MEIO AMBIENTE

Finalizando, usar o papel alumínio para guardar comida não é uma atitude nada sustentável. O papel alumínio não é facilmente reciclável e a sua produção consome bastante energia e recursos naturais. Assim, ele demora muito tempo para se decompor na natureza, podendo poluir o solo e a água.

Assim, é melhor optar por alternativas mais ecológicas, a exemplo de potes de vidro ou plástico com tampa. Esses tipos de recipientes são mais duráveis, higiênicos e seguros para guardar os alimentos na geladeira ou freezer.

Comida no papel alumínio (Imagem: Reprodução)
Comida no papel alumínio (Imagem: Reprodução)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
Botão Fechar PushOnSite