Conheça os 5 sinais de alerta que podem indicar câncer no intestino


Fique atento a esses sintomas (Imagem: Reprodução)

Fique em alerta caso perceba esses sinais

O câncer no intestino é um tumor que pode ser prevenido com hábitos de vida saudáveis e rastreamento com colonoscopia, porém, conhecer os principais sintomas do câncer de intestino também é algo fundamental para que a população busque ajuda médica assim que notá-los.

Afinal, mais cedo a doença for diagnosticada e tratada, mais fácil e simples será o tratamento. Quando detectada precocemente, o câncer no intestino tem um excelente prognóstico, chegando a 90% de chances de cura.

A seguir confira quais são os principais sintomas do câncer no intestino!

O câncer de intestino é considerado um tumor silencioso, que produz sintomas em geral, em estágios mais avançados. E os principais deles são:

+ Seu ÓCULOS está com as lentes embaçadas e riscadas? Conheça esses 3 TRUQUES para deixá-lo NOVO

Sangramento nas fezes: Evacuar e perceber sangue nas fezes não é normal. Muitas pessoas, inclusive, passam por isso e pensam se tratar de uma fissura ou hemorróidas, porém, nem sempre é o caso.

Seja sangue escuro ou vivo, ambos são sinais para procurar um coloproctologista para investigar a causa do sangramento. No geral, sangue escuro, misturado às fezes indica que o problema está localizado no começo do intestino, enquanto sangue vivo pode ser indicativo de que a lesão está na porção final do órgão.

Diarreia ou constipação: De acordo com o tamanho do tumor e a sua localização, o câncer colorretal pode provocar alterações do funcionamento intestinal como diarreia ou constipação. Na parte esquerda do cólon ou na sua porção final, por exemplo, o tumor pode provocar obstrução intestinal, já na parte direita ou no ceco, as fezes podem se tornar mais líquidas.

É natural que o hábito intestinal acabe mudando quando você faz alguma alteração em sua dieta, está viajando ou mesmo passando por uma situação de estresse. Mas, se o seu intestino ficar preso ou solto sem causa aparente. é importante procurar um coloproctologista.

Alterações significativas no formato das fezes: O formato das fezes pode ser alterado quando a passagem do intestino estiver bloqueada por um tumor. Fezes longas e finas em formato de lápis, indicam que algo está impedindo as fezes de ocuparem todo o diâmetro do órgão.

Dor abdominal ou inchaço: Também causado pelo bloqueio do intestino, o acúmulo de fezes que não conseguem passar leva o inchaço, desconforto e dor abdominal. Então é importante ressaltar que é normal sentir inchaço depois de uma grande refeição, consumo de bebida alcoólica ou durante a menstruação. Porém, inchaço persistente merece uma atenção.

+ Bolo de mandioca com creme e leite condensado: aprenda a fazer e se delicie

O paciente também pode sentir que seu intestino não foi completamente esvaziado, embora já tenha terminado de evacuar.

Perda de peso sem motivo aparente: A perda de 5 kg ou mais ao longo de seis meses sem mudanças significativas na dieta ou estilo de vida pode ser um sinal de câncer colorretal. Isso pode acabar ocorrendo porque as células do tumor utilizam grande parte do estoque de energia do corpo, além do sistema imunológico, que irá trabalhar mais para tentar combater a doença.

As substâncias liberadas por alguns tipos de células tumorais também podem alterar a conversão dos alimentos em energia, levando à perda do peso. Finalizando, se a neoplasia crescer o suficiente, pode bloquear o intestino, afetando o funcionamento do órgão e causando o emagrecimento.

Câncer no intestino, colorretal, é o terceiro mais comum com a falta desta vitamina (Foto: Reprodução/ Internet)
Câncer no intestino, colorretal, é o terceiro mais comum com a falta desta vitamina (Foto: Reprodução/ Internet)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.