Novelas

Silvio Santos consegue direitos de Pantanal, dá rasteira na Globo e novela é proibida de ir ao ar: “Golpe de mestre”


Ator da Globo fez exigências e expõe verdade sobre Pantanal (Foto: Reprodução)

Silvio Santos deu um “Golpe de Mestre”.

A Globo anunciou que faria o remake de Pantanal no ano passado e deixou animado os fãs saudosistas da novela de Benedito Ruy Barbosa que foi sucesso em 1990, exibida pela extinta TV Manchete. O folhetim também foi reprisado pelo SBT em 2008, alcançando ótimos índices de audiência para a emissora de Silvio Santos.

Fato é que Pantanal é um sucesso incontestável e Juma (Alanis Guillen), Jove (Jesuíta Barbosa), Velho do Rio (Osmar Prado), José Leôncio (Marcos Palmeira), Tenório (Murilo Benicio) e Maria Bruaca (Isabel Teixeira) estão na boca do povo, trazendo novamente para o horário da Globo um fenômeno de audiência.

SAIBA MAIS! Reviravolta em Pantanal: Juma surta e desiste de subir ao altar com Jove que fica furioso: “Ficou maluca?”

Afinal a emissora carioca passou apuros durante os seus últimos folhetins, sendo A Dona do Pedaço (2019) o último grande sucesso do horário. Atualmente Pantanal segue líder isolado no Ibope e o SBT e a Record TV vivem brigando pela vice-liderança bem distante do remake assinado por Bruno Luperi.

Pantanal: Juma e Jove na novela (Foto: Reprodução)
Pantanal: Juma e Jove no remake de Pantanal (Foto: Reprodução / Globo)

SILVIO SANTOS E MANCHETE DERAM RASTEIRA NA GLOBO

Porém, a Globo perdeu duas oportunidades de fazer sucesso com a trama de Benedito Ruy Barbosa. A primeira oportunidade foi nos anos 80, onde o veterano autor ofereceu a saga de Juma Marruá para a Vênus Platinada, mas ela foi engavetada.

A emissora dos Marinho achou inviável produzir a trama no Pantanal e até sugeriu que a história fosse alterada para alguma fazenda no Rio de Janeiro ou São Paulo, mas Benedito queria manter a essência da novela nas planícies alagadas.

Sendo assim, o escritor veterano não aceitou a sugestão e ofereceu o folhetim para outras emissoras, entre elas o SBT, mas foi a extinta TV Manchete que demonstrou interesse e a novela fez o maior sucesso na época.

Porém, com a falência da Manchete, Silvio Santos adquiriu os direitos de Pantanal, dando uma rasteira na Globo, que pela segunda vez perdeu a chance de fazer sucesso com o folhetim rural.

Cristiana Oliveira e Marcos Winter protagonizaram Pantana na extinta TV Manchete (Foto: Reprodução / Internet)
Cristiana Oliveira e Marcos Winter protagonizaram Pantana na extinta TV Manchete (Foto: Reprodução / Internet)

NOVELA É PROIBIDA DE IR AO AR

Inclusive, nos intervalos comerciais, Silvio Santos surpreendeu ao exibir uma chamada histórica. “Quando acabar a novela da Globo, A Favorita, troque de canal e assista Pantanal”, dizia o locutor do SBT.

Porém, atualmente Pantanal é proibida de ir ao ar em qualquer emissora que não seja a Globo. A emissora carioca adquiriu os direitos do script de acordo com o colunista do R7, Flávio Ricco. Sendo assim, por mais que o SBT tenha as fitas com a novela original em seu arquivo, ele é barrado pela Justiça de exibir a trama em sua grade de programação.

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!