Diretas

Alerta: Banco Central emite comunicado urgente sobre mudanças no PIX em 2024


Banco Central autoriza mudanças no PIX (Foto: Reprodução / Internet)

O PIX é um meio de pagamentos instantâneos

Uma das revoluções do mercado financeiro nos últimos anos sem sombra de dúvidas foi o lançamento do PIX. O meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central facilita e muito a vida das pessoas, que antigamente tinham que ficar reféns dos métodos DOC e TED.

Ocorre que na última quinta-feira (07), uma nova lei foi anunciada pelo Banco Central, que é uma autarquia responsável de gerir a política econômica, ou seja, garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país e do sistema financeiro como um todo.

O BACEN, em caráter de urgência, chocou milhares de brasileiros ao falar sobre as mudanças do meio de pagamentos queridinho do país no próximo ano de acordo com informações do portal G1.

O que ocorre é que agora existirá uma nova modalidade chamada PIX Automático, que deve começar a operar em 28 de outubro de 2024.

Essa modalidade vai possibilitar que o cliente consiga agendar previamente pagamentos que ele já sabe que precisará fazer a empresas e serviços. Ele poderá ser usado, por exemplo, para pagar:

  • Contas de água e luz;
  • Escolas e faculdades;
  • Academias, condomínios;
  • Parcelamento de empréstimos;

Na verdade você deve estar se questionando: “Mas isso já não existe por débito automático”?… Pois é, apesar de parecido com o débito automático, o PIX Automático poderá alcançar mais pessoas.

Segundo Ângelo Duarte, chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, para que uma empresa consiga oferecer a opção de pagamento por débito automático, precisa ter um convênio com cada instituição financeira.

Porém, em caráter de comparativo aos correntistas, são transações semelhantes. O BACEN está empenhado em oferecer cada vez mais novas experiências para os usuários do PIX.

Banco Central faz convocação URGENTE e anuncia R$ 7,4 bilhões (Foto: Reprodução)
PIX e Banco Central (Foto: Reprodução / Internet)

COMO VAI FUNCIONAR?

Para pessoas físicas, o PIX Automático será sem cobrança de tarifa. Já para pessoas jurídicas, ou seja empresas, vai funcionar a livre negociação (ou seja, dependerá do acordo entre a empresa e a instituição financeira ou banco).

No PIX Automático, as instruções de pagamento são sempre fornecidas pela empresa que vai receber o recurso. Ao cliente pessoa física cabe apenas decidir usar ou não o lançamento como forma de pagamento.

Pix automático permite compras parceladas (Imagem Reprodução Internet)
PIX Automático é a novidade de 2024 (Foto: Reprodução / Internet)

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!