PUBLICIDADE

Notícias

Receita Federal emite alerta importante para todos os MEIs do Brasil

08/09/2023 às 21:14

Fachada de uma unidade da Receita Federal (Reprodução/Internet)
Fachada de uma unidade da Receita Federal (Reprodução/Internet)

Esse alerta feito pela Receita Federal é muito importante, fique atento

Para quem é MEI (Microempreendedor Individual) e está com dívida aberta na Receita Federal ou com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, vão poder ser excluídos do Simples Nacional.

Segundo a Receita Federal, os MEIs começarão a receber o termo de exclusão e o relatório de pendências a partir deste mês de setembro. Os MEIs que não apresentaram a DSN-Simie por um período superior a 90 dias, contados a partir do vencimento do prazo de entrega, também vão poder ter o CNPJ inapto.

Nessa situação, não é permitido emitir notas fiscais ou licenças, tendo assim os alvarás cancelados. As dívidas também passam para o nome do empreendedor responsável pelo CNPJ.

+ Novidade: Nubank lança ferramenta que ajuda os clientes que precisam de dinheiro

Já no caso da exclusão do Simples Nacional, o CNPJ continuará ativo. Porém, o MEI perde o benefício de recolher o tributo em valores fixos mensais, ficando assim, sujeito às regras de apuração baseadas no lucro real ou lucro presumido.

Veja também

E para quitar ou parcelar a dívida, é necessário acessar o portal do Simples Nacional ou o APP MEI. No caso de dívidas que já estão registradas como Ativa, cobradas pela Procuradoria da Fazenda Nacional, o pagamento vai ser feito da seguinte forma.

Débito de ISS E ICMS deverá ser recolhido em guia própria do município ou estado responsável pelo tributo;

+ Atenção: Não faça isso no TRÂNSITO, ou terá PROBLEMAS GRAVES

Débito de INSS deverá ser recolhido em DAS DAU (documento específico para as Dívidas Ativas da União);

A entrega das DASN-MEI pode ser feita por meio do portal do Simples Nacional ou pelo App MEI.

Finalizando, caso você tenha dúvidas em relação as pendências, a consulta poderá ser feita por meio do PGMEI (versão completa), com o certificado digital ou código de acesso. Para isso, basta acessar o portal e clicar na opção “Consulta Extrato/Pendências” e, em seguida, clicar em “Consulta Pendências no Simei”. A consulta será realizada pelo app do MEI.

Receita Federal: MEI: sofre mudanças e milhares de brasileiros perdem benefício (Foto: Reprodução)
MEI é um Microempreendedor Individual (Foto: Reprodução)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
Botão Fechar PushOnSite