Diretas

Substância fatal: A Anvisa decretou retirada de 2 marcas populares de ovo e carne às pressas dos mercados


Anvisa e carne e ovo retirados dos mercados (Foto: Reprodução / Canva / Montagem AaronTuraTV)

Anvisa decretou retirada de 2 marcas populares dos mercados

A carne e o ovo são 2 misturas bastante populares que não faltam nas refeições dos brasileiros. Ocorre que um decreto da Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) acabou gerando espanto nos consumidores.

Isso porque foi constatado uma substância fatal que levou o órgão fiscalizador a barrar essas 2 marcas populares de ovo e carne, sendo retiradas às pressas dos mercados, ambas em junho de 2023.

Apesar do fato ter acontecido no ano passado, é sempre importante se atentar se existem medidas cautelares contra as empresas de alimentos. O primeiro caso que iremos destacar é uma marca de carne suspeita por contaminação de acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.

É que a Anvisa informou a Resolução-RE nº 2.037, de 6 de junho de 2023, na qual proibia a distribuição, comercialização e uso dos lotes: 12009010223, 12018060223, 12018130223, 12034060223, 12034130223, 12039130223 do Hambúrguer Congelado de Carne Bovina, marca Estrela Alimentos, da empresa Frigoestrela.

Informando ainda que a medida foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa, devido ao produto ter contaminação microbiológica nos lotes já citados, que foram fabricados nas datas de 01/02/2023, 06/02/2023 e 13/02/2023.

Veja também

Anvisa faz alerta sobre lote de hambúrguer (Foto: Reprodução / Frios sem Limite / Gov)
Anvisa faz alerta sobre lote de hambúrguer (Foto: Reprodução / Frios sem Limite / Gov)

O QUE DIZ A EMPRESA?

Por se tratar de um recolhimento voluntário da própria empresa, já mostra que a mesma possui valores e se preocupa com os seus consumidores.

Porém, por isso os consumidores são aconselhados a consultarem os seus produtos e a seguirem as orientações fornecidas pelas autoridades de saúde para garantirem sua segurança alimentar.

A empresa Frigoestrela segue em atividade e por se tratar de um caso isolado, os lotes já foram identificados e tirados de circulação. A marca segue comercializando normalmente o Hambúrguer Congelado de Carne Bovina, marca Estrela Alimentos.

Apesar de ter sido um recolhimento voluntário, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Hambúrguer Congelado de Carne Bovina, da marca Estrela Alimentos (Foto Reprodução / MegaG Alimentos)
Hambúrguer Congelado de Carne Bovina, da marca Estrela Alimentos (Foto Reprodução / MegaG Alimentos)

QUAL MARCA DE OVO FOI BARRADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?

A Anvisa publicou um comunicado de proibição do produto em seu site oficial do portal Gov sobre a marca de Ovos tipo caipira vermelho, da Granja Dourados, da empresa Granja Dourados – Fernanda Flávia Ferreira de Arvelos.

O órgão informou a publicação da Resolução-RE de nº 1.995, de 2 de junho de 2023, no qual proíbe a distribuição, comercialização, fabricação, propaganda e uso, do produto Ovos tipo caipira vermelho, marca Granja Dourados sobre um motivo que causou espanto.

A medida foi motivada considerando a Notificação da Gerência Colegiada da Superintendência de Vigilância Sanitária SES/SUBVS-SVS-DVAA/MG nº. 62945210/2023, a qual referendou a determinação de Interdição Cautelar do produto em questão, embalado e distribuído pela Granja Dourados.

Pelo fato de utilizar indevidamente o número de registro do SIF 2888 na rotulagem, pertencente a outra empresa; além de não ter registro no órgão de agricultura competente, a empresa recebeu a proibição da Anvisa.

O registro sanitário de alimentos é o ato legal que reconhece a adequação de um produto da legislação vigente e deve ser obtido pela empresa antes de esse produto ser ofertado à população.

Até o momento não foi encontrada nenhuma nota oficial ou posicionamento da empresa, lembrando que o espaço permanece em aberto para que possa expor sua versão dos fatos.

Ovos tipo caipira vermelho, da Granja Dourados (Foto: Reprodução / Facebook)
Ovos tipo caipira vermelho, da Granja Dourados (Foto: Reprodução / Facebook)

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo Aaron Tura Tv

Aaron Tura

💬 Jornalista | Colunista @ATardeESua @TVFOCOoficial @oficialSUPERPOP

@aarontura

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!