Novelas

Câncer, pneumonia e mais: Após 14 anos, parte do elenco de Caminho das Índias foi devastado pela morte


Rodrigo Lombardi, Juliana Paes e Marcio Garcia foram os protagonistas de Caminho das Índias (Foto: Reprodução / Globo)

Caminho das Índias fez grande sucesso

A primeira trama da Globo a ganhar o Emmy de melhor novela, foi Caminho das Índias em 2009. O folhetim foi protagonizado por Juliana Paes, Rodrigo Lombardi e Marcio Garcia.

Escrita por Gloria Perez, a trama teve ótimos índices de audiência, chegando a marcar 55 pontos. Exibida originalmente em 2009, Caminho das Índias contava com um elenco numeroso e repleto de astros e estrelas.

SAIBA MAIS! Atriz consagrada da Globo, que já faleceu, deu destino surreal à herança e deixou todos de queixo caído

Porém, após 14 anos da exibição original da trama, vários artistas que estiveram no projeto nos deixaram em decorrência de câncer, pneumonia e mais doenças.

QUAIS ATORES QUE FIZERAM A NOVELA, JÁ NOS DEIXARAM?

CHICO ANYSIO (NAMITE)

Um dos maiores humoristas do Brasil, Chico Anysio deixou um legado de personagens emblemáticos, entre eles o Professor Raimundo.

Muita gente não lembra, mas o mestre do humor também participou de Caminho das Índias, onde deu vida ao golpista Namite. Chico faleceu em 23 de março de 2012, aos 80 anos, por falência múltipla de órgãos.

Mestre do humor, Chico Anysio na Globo (Foto: Reprodução / Internet)

ELIAS GLEIZER (CADORE)

O ator faleceu em 16 de maio de 2015, vítima de falência circulatória, provocada por uma broncopneumonia. O veterano nos deixou aos 81 anos e na novela Caminho das Índias, interpretou o ricaço Cadore.

A última trama de Elias Gleizer, foi um dos maiores fiascos de audiência do horário das 18h na Globo, a novela Boogie Oogie de 2014.

Um dos trabalhos mais marcantes de Elias Gleizer foi na novela Era Uma Vez de 1998, onde interpretou o avô Pepe.

O veterano faleceu em 2015 (Foto: Reprodução / Internet)
O veterano faleceu em 2015 (Foto: Reprodução / Internet)

EVA TODOR (DONA CIDINHA)

Considerada a dama da TV Brasileira, Eva Todor deixou saudades em seus fãs e amigos desde o dia 10 de dezembro de 2017. A última novela que a veterana participou foi Salve Jorge, também escrita por Glória Perez no ano de 2012.

A atriz faleceu aos 98 anos, no Rio de Janeiro. A famosa sofria de Parkinson e Alzheimer, faleceu em decorrência de uma forte pneumonia.

Além de Caminho das Índias, onde interpretou dona Cidinha, Eva Todor é lembrada pela inesquecível Dona Josefa, de O Cravo e a Rosa, que infernizava a vida de seu genro, Cornélio, vivido por Ney Latorraca em 2000.

Eva Todor deixou herança para funcionários, pois a atriz da Globo não tinha herdeiros diretos (Foto: Reprodução / Internet)
Eva Todor também esteve em Caminho das Índias (Foto: Reprodução / Internet)

FLAVIO MIGLIACCIO (KARAN)

O ator nos deixou de uma forma trágica, deixando uma carta de despedida, onde cometeu o suicídio em 4 de maio de 2020, no auge da pandemia do coronavírus. Na novela Caminho das Índias, Flávio Migliaccio interpretou Karan.

O último trabalho do veterano, foi na novela Órfãos da Terra, em 2019. Um dos trabalhos mais marcantes de Flávio Migliaccio, foi o Xerife da série Armação Ilimitada e como o seu Chalita de Tapas e Beijos.

Flávio Migliaccio como Seu Chalita, de Tapas & Beijos (Imagem Reprodução Internet)
Flávio Migliaccio como Seu Chalita, de Tapas & Beijos (Foto: Reprodução / Globo)

LUIZ BACELLI (BARAT MUGDALIAR)

O ator mais conhecido por seus trabalhos no teatro paulistano, também fez parte do elenco de Caminho das Indias, onde interpretou Barat Mugdaliar.

Luiz Bacelli faleceu em 25 de fevereiro de 2013, vítima de câncer de rim, aos 69 anos. O veterano também realizou trabalhos na Record TV e no SBT.

O ator veterano Luiz Bacelli (Foto: Reprodução / Internet)

MARA MANZAN (ASHIMA)

A atriz morreu em 2009, com apenas dois meses após a exibição do último capítulo de Caminho das Índias. Vítima de câncer de pulmão, Mara Manzan nos deixou precocemente aos 57 anos.

Um dos papéis mais marcantes da intérprete de Ashima, foi também uma trama de Glória Perez, O Clone de 2001, onde eternizou o bordão “cada mergulho é um flash”, e deu vida a alpinista Odete. Ela também atuou em Senhora do Destino (2004) em reprise atualmente no Canal Viva.

Nelson Xavier e Mara Manzan
Nelson Xavier e Mara Manzan em cena de Senhora do Destino (Foto: Reprodução / Globo)

 

 

 

 

 

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!