Notícias

Band quer produzir nova temporada do X Factor Brasil após 5 anos


Fernanda Paes Leme apresentou a primeira temporada do X Factor Brasil (foto: Divulgação/Band)

A Band avança programando uma renovação completa de seu horário nobre a partir do próximo ano.

A emissora irá usar a chegada de Faustão, que comandará um programa diário de segunda a sexta-feira, para anunciar um grande relançamento de sua programação, segundo o site TV Pop.

Para os diretores da emissora a chegada de Faustão representará uma esperança única de atrair a atenção dos telespectadores para o canal, que tem sofrido com a falta de atenção do público nos últimos meses.

E entre os projetos apresentados ao mercado nas últimas semanas, um em especial chamou a atenção: uma nova temporada do X Factor Brasil está sendo avaliada para 2022, cinco anos depois de sua primeira edição.

O reality show britânico teve uma superprodução em sua única temporada produzida no Brasil. O formato era uma das principais apostas da Band para 2016, ano em que as competições musicais estavam em alta no país, mas acabou se demonstrando um fracasso total.

Veja também

Ao decorrer de seus 26 episódios, o programa só conquistou a barreira dos 3 pontos em dois momentos, e chegou a marcar apenas 1,7 ponto de média. Com a baixa audiência e os altos custos de produção envolvidos, a atração não voltou mais ao ar, e a emissora abriu mão dos direitos de produção.

Fernanda Paes Leme apresentou a primeira temporada do X Factor Brasil (foto: Divulgação/Band)
Fernanda Paes Leme apresentou a primeira temporada do X Factor Brasil (foto: Divulgação/Band)

A reportagem apurou que a retrospeção negativo não é um problema. A possível volta do programa foi uma ideia pessoal do executivo Diego Guebel, que sempre se embasa em tendências da televisão argentina para tomar suas decisões aqui no Brasil.

Um exemplo é o The Voice voltou a ser produzido depois de três anos fora do ar e tornou-se em um dos maiores sucessos do país neste ano, sendo o programa mais assistido hoje em dia, conquistando a marca do triplo de audiência da segunda colocada em seu horário de exibição.

O sucesso de um reality musical no país vizinho não é o único fator determinante para a possível nova temporada do X Factor Brasil. A Band tem buscado formatos que possam atrair bons anunciantes para o seu canal, que irá perder uma de suas principais fontes de renda a partir de janeiro, com a saída de R.R. Soares do horário nobre após 18 anos sem pausas. Em sua primeira edição, o formato se pagou mesmo com a audiência abaixo do planejado.

O reality só voltará a ser produzida se, de fato, tiver um bom sinal do mercado publicitário. A Band não irá investir na compra de formatos que não tenham possibilidade econômica e tem consultado diversas agências de publicidade sobre os seus planos para o próximo ano, e apenas os projetos que estão sendo bem recebidos pelas empresas serão produzidos no próximo ano.

Até o momento, as conversas tem sido promissoras, mas ainda não há nenhum contrato assinado.

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo Aaron Tura Tv

Aaron Tura

💬 Jornalista | Colunista @ATardeESua @TVFOCOoficial @oficialSUPERPOP

@aarontura

SEGUIR AGORA

Tenho 24 anos e sou estudante de Relações Públicas. A paixão pelo mundo da teledramaturgia vem desde criança e meu objetivo é informar com clareza.