Televisão

Bastidores Copa América: Globo implorou por perdão e ofereceu milhões para compra da competição


Globo exibiu Copa América em 2019 (Reprodução)

Durante anos, a Globo sempre exibiu os maiores campeonatos de futebol, seja na televisão aberta ou por seus canais a cabo. No entanto, uma disputa com a Conmebol abriu espaço para que outras emissoras comprassem os direitos de exibição.

Por isso, a Globo foi obrigada e pedir perdão para a entidade dona das competições Libertadores e Copa América, causada pelo processo sofrido pela emissora ao rescindir o contrato de exibição de um dos torneios esportivos.

Segundo informações do Notícias da TV, a emissora enviou em outubro do ano passado, três de seus principais executivos até o Paraguai para pedir um “waiver”, uma espécie de autorização para que a Globo pudesse participar da concorrência pelos direitos.

Para isso, o todo poderoso Jorge Nóbrega, presidente executivo da Globo, foi acompanhado por Paulo Marinho, diretor dos canais Globo, e Pedro Garcia, diretor de aquisição de direitos, até a sede da Conmebol, em Luque, para convencer a entidade a conceder esse perdão, desistindo do processo pelo rompimento de contrato.

Como alternativa a desistência do processo, a Globo gastaria milhões de dólares e compraria 100% dos direitos da Copa América e também as edições de 23, 24 e 25 da Libertadores – a de 22 pertence ao SBT.

Veja também

A Conmebol foi irredutível e manteve o processo, estimado em 120 milhões de dólares de indenização, mas permitiu que a Globo participasse da concorrência pela Copa América. No entanto, o SBT acabou levando a melhor e exibirá o torneio.

SBT será investigado pelo Ministério Público por polêmica na Copa América

A Copa América era um dos maiores eventos marcados para 2021, certeza de boa audiência e atração anunciantes. No entanto, o torneio que iria acontecer na Argentina e Colômbia foi rejeitado pelos países por conta da pandemia e de questões políticas. Com isso, o campeonato veio para no Brasil, mesmo sob protestos e com a crise sanitária.

Agora, o caso teve mais um desdobramento com o Ministério Público Federal investigando a emissora.

Em ação coordenada, o MPF vai investigar a Confederação Brasileira de Futebol, a CBF e os estados e municípios que aceitaram sediar o evento. O SBT e a Disney, donos dos direitos de exibição da Copa América na televisão aberta e fechada, também serão objeto das ações, assim como os patrocinadores do evento esportivo, segundo informações da colunista Mônica Bergamo.

Copa América será transmitida pelo SBT (Reprodução)
Em 2021, Copa América será transmitida pelo SBT (Reprodução)

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo Aaron Tura Tv

Aaron Tura

💬 Jornalista | Colunista @ATardeESua @TVFOCOoficial @oficialSUPERPOP

@aarontura

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Jornalista e repórter com mais de 5 anos de experiência com reportagens e coberturas do mundo do entretenimento.