Notícias

BENEFÍCIO INCRÍVEL para os idosos do Brasil: Cartão do Idoso


Carteira do idoso é um benefício garantido pelo Governo (Foto: Reprodução)

O cartão destinado aos indivíduos da terceira idade, cartão do idoso, é um direito garantido por lei aos cidadãos brasileiros. De fato, quando alcançamos uma determinada fase da vida, nos deparamos com desafios adicionais. Em princípio, nosso corpo pode não ser tão vigoroso, o que acarreta a necessidade de repouso. Adicionalmente, o cidadão pode enfrentar questões de saúde, tornando-se assim portador de necessidades especiais.

É importante frisar que todos passam pelo envelhecimento e, em algum momento da vida, necessitarão desses privilégios. O cartão do idoso foi estabelecido pelo Governo Federal, com o intuito de assegurar que os brasileiros pertencentes a esse grupo etário tenham seus direitos protegidos. Ademais, essa medida atua como um impedimento para que indivíduos mal-intencionados tirem vantagem dos direitos dos mais velhos. Continue lendo para obter informações sobre como obter esse documento.

É provável que você já tenha vivenciado situações de espera em bancos ou supermercados. Nessas situações, é frequente a existência de um atendimento preferencial. Ou seja, pessoas com direito a prioridade são atendidas sem precisar aguardar na fila convencional. Isso visa a proporcionar aos cidadãos dessa categoria um tempo reduzido de permanência no local e assegurar que suas necessidades sejam atendidas rapidamente pela entidade.

Entenda as vantagens de deixar a roupa no congelador e o por que as pessoas estão fazendo isso

De forma geral, indivíduos com deficiência (PcD), idosos e mulheres grávidas têm acesso ao atendimento preferencial nas filas. Essa prerrogativa se estende também a vagas de estacionamento em centros comerciais e farmácias. As vagas de coloração azul são destinadas aos brasileiros enquadrados nessas categorias. Para que a preferência possa ser validada, o cartão do idoso é disponibilizado.

Veja também

Cartão do Idoso necessita documento

Exemplo de cartão (Foto: Reprodução)
Exemplo de cartão (Foto: Reprodução)

Ao apresentar esse documento, o cidadão obtém acesso a todos os privilégios associados. Cumpre ressaltar que esse documento é destinado a indivíduos com 60 anos de idade ou mais. As condições como renda, por exemplo, não são fatores considerados no momento em que o governo concede essa concessão.

Vale mencionar que é obrigatório que as pessoas possuam o cartão do idoso para estacionar nas vagas preferenciais. Mesmo que cumpram os requisitos, estão sujeitas a penalidades caso não tenham o documento em posse. Motoristas que transportam passageiros idosos também têm o direito de solicitar o cartão e usar as vagas reservadas.

O processo para adquirir o cartão do idoso é simplificado. O cidadão deve acessar o site do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) do seu estado e requisitar o documento. É importante destacar que é necessário comprovar a idade, enviando documentos de identificação e outros comprovantes solicitados pela plataforma. Isso também se aplica ao motorista que transporta o idoso.

Uma vez que o cartão for emitido, o motorista deve imprimir o documento em uma folha A4. Posteriormente, ao estacionar nas vagas preferenciais, deve colocar o cartão no para-brisa do veículo. Isso permite a identificação rápida se a pessoa estacionada é, de fato, idosa.

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo Aaron Tura Tv

Aaron Tura

💬 Jornalista | Colunista @ATardeESua @TVFOCOoficial @oficialSUPERPOP

@aarontura

SEGUIR AGORA

Olá, sou um jornalista freelancer apaixonado por contar histórias e transmitir informações de forma clara e objetiva. Com vasta experiência em diversas áreas, desde esportes até tecnologia e cultura, busco sempre trazer um olhar único e envolvente aos meus trabalhos. Minha versatilidade e comprometimento com a qualidade jornalística me permitem entregar conteúdos que atendam às necessidades do site de maneira ágil e precisa.