PUBLICIDADE

Notícias

Benefício para MULHERES: saiba sobre programa do governo que dá até R$ 3 mil

17/10/2023 às 18:52

Lula, criador do Bolsa Família, e Janja (Foto: Reprodução)
Lula, criador do Bolsa Família, e Janja (Foto: Reprodução)

É incumbência do governo federal brasileiro implementar ações que possam proporcionar benefícios à população nacional. Existem diversas maneiras de concretizar esse propósito, seja através de programas sociais e iniciativas de estímulo. Atualmente, o governo dispõe de um amplo leque de medidas que contribuem diretamente para o avanço do país, como os auxílios direcionados às mulheres.

Esses apoios voltados para o público feminino foram recentemente divulgados pelo ex-presidente Lula, juntamente com as novas orientações para esse segmento significativo. Portanto, se você deseja obter mais informações sobre a legislação aprovada e como participar do programa, continue lendo o texto a seguir.

Há vários anos, o governo assumiu um compromisso em relação ao desenvolvimento do esporte em território nacional, reconhecendo sua importância como um meio de inclusão social. Durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, surgiu uma nova medida: o Programa Bolsa Atleta.

ESPORTE Neto não segura a língua, diz que Tite foi ‘medíocre em Copas’ e acaba com diretoria do Flamengo: “Vergonha”

Benefício ajuda mulheres

Governo Federal oferece Bolsa para atletas sem patrocínio (Imagem Reprodução Internet)
Governo Federal oferece Bolsa para atletas sem patrocínio (Imagem Reprodução Internet)

O Programa Bolsa Atleta, como o próprio nome sugere, é um suporte financeiro oferecido pelo governo aos atletas de alto desempenho do Brasil, ou seja, àqueles que demonstram excelência em competições e têm o potencial para representar o país em suas modalidades esportivas. Essa iniciativa foi lançada em 2005 e, desde então, tem apoiado numerosos atletas brasileiros.

Veja também

Nesse contexto, é evidente que a mais recente ação do governo está intimamente relacionada a esse programa. Na última segunda-feira (03), o presidente Lula formalizou a aprovação de uma lei que visa favorecer as mulheres por meio dessa iniciativa.

O intuito é introduzir modificações no programa com o objetivo de encorajar a participação feminina em diversas atividades esportivas. Desse modo, a medida busca promover a igualdade de gênero de maneira direta no Brasil.

É relevante destacar que essa nova medida já havia sido previamente aprovada pelo Congresso Nacional. Portanto, o próximo passo para a sua oficialização era a assinatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas, afinal, qual é o conteúdo exato dessa nova alteração no Programa Bolsa Atleta que beneficiará as atletas brasileiras?

Bem, com a nova modificação, o programa passará a englobar as esportistas do país que planejam passar pela experiência da maternidade. Agora, o auxílio financeiro continuará a ser concedido durante o período em que uma atleta estiver afastada devido à maternidade. Desse modo, a atleta poderá receber o auxílio durante todo o período de gestação e até 6 meses após o nascimento do filho.

Anteriormente, a legislação estipulava que não seria possível receber 15 parcelas consecutivas do benefício. No entanto, essa norma afetava diretamente as mulheres cujos períodos de treinamento e desempenho eram impactados pela maternidade.

Em resumo, sempre que uma mulher precisava interromper os treinos devido à gravidez, ela perdia o direito ao benefício. Atualmente, o governo concede cerca de R$ 3,1 mil por meio do Programa Bolsa Atleta.

Olá, sou um jornalista freelancer apaixonado por contar histórias e transmitir informações de forma clara e objetiva. Com vasta experiência em diversas áreas, desde esportes até tecnologia e cultura, busco sempre trazer um olhar único e envolvente aos meus trabalhos. Minha versatilidade e comprometimento com a qualidade jornalística me permitem entregar conteúdos que atendam às necessidades do site de maneira ágil e precisa.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
Botão Fechar PushOnSite