Notícias

Confira todos os benefícios citados por especialistas de ingerir azeite de oliva diariamente


Vantagem de ingerir azeite de oliva diariamente segundo especialistas (Imagem Reprodução Canva)

Essa espécie de óleo está ganhando cada vez espaço nas cozinhas pelo mundo a fora; Entenda as vantagens

Os óleos são utilizados diariamente nas cozinhas do mundo, mas você já parou para pesquisar sobre os benefícios deles? Especialistas revelaram os benefícios do azeite de oliva.

Primeiramente precisamos citar que são muitas as espécies de óleos vegetais utilizados na preparação dos pratos que comemos todos os dias, tais como: banha, óleo de milho, óleo de abacate.

Vantagem de ingerir azeite de oliva diariamente segundo especialistas (Imagem Reprodução Canva)
Vantagem de ingerir azeite de oliva diariamente segundo especialistas (Imagem Reprodução Canva)

+SIGNIFICADOS ONÍRICOS: Estes são os 5 SONHOS que todos costumam ter e a INTERPRETAÇÃO deles é SURREAL

Cada um dele é utilizado de acordo com a receita do prato ou até mesmo da cultura da região, pois cada uma segue um estilo diferente.

No entanto, a preocupação dos especialista é que muitos deles não possuem nenhum benefício para saúde dos humanos, pelo contrário, podem aumentar o risco de doenças.

O excesso de gorduras saturadas tem sido associado a um maior risco de doenças cardíacas e obesidade. Além disso, um desequilíbrio entre as gorduras ômega 3 e ômega 6 na dieta pode ter efeitos negativos na inflamação do corpo.

Especialistas revelam benefícios

Na contramão de algumas espécies de óleo, o azeite de oliva possui diversos benefícios para saúde e está sendo bastante estudado por especialistas.

+RENDIMENTO GARANTIDO HOJE (21): Nubank traz EXTRA de mais de R$ 4 MIL aos seus clientes desta maneira

Ao contrário do óleo de milho, por exemplo, o azeite pode desempenhar um papel crucial na luta contra o problema da obesidade e do excesso de peso.

Ramón Estruch, consultor sênior do Serviço de Medicina Interna do Hospital Clínic de Barcelona e coordenador do estudo PREDIMED, no qual participaram cerca de 7.500 pessoas, que seguiram uma dieta rica em azeite de oliva extra virgem.

Os participantes ingeriam cerca de 40 e 50 mililitros por dia de azeite de oliva extra virgem, o resultado foi que  durante anos tinham menos risco de desenvolver diabetes, apresentavam pressão arterial mais baixa, tinham menos casos de depressão e, acima de tudo, tinham menos risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Por sua vez,  Fernando López Segura, membro da Unidade de Lipídios e Aterosclerose do Hospital Universitário Reina Sofía de Córdoba e um dos principais pesquisadores do estudo CORDIOPREV, afirma que de um total de mil pessoas que participaram de seu estudo e sofreram um infarto.

Vantagem de ingerir azeite de oliva diariamente segundo especialistas (Imagem Reprodução Canva)
Vantagem de ingerir azeite de oliva diariamente segundo especialistas (Imagem Reprodução Canva)

+AUTOESTIMA: Previna o surgimento de mais cabelos BRANCOS e conheça 2 MÉTODOS para ESCURECÊ-LOS naturalmente

Sendo que 500 seguiram uma dieta mediterrânea rica em azeite de oliva extra virgem – entre 40 e 50 mililitros por dia de azeite de oliva extra virgem – experimentando uma redução de 28% menos recorrências de sua doença.

Segundo o médico, mesmo no grupo dos masculino, a redução do risco foi ainda maior, 33%, em comparação com os outros 500 que seguiram uma dieta saudável, mas baixa em gordura.

No final, comprovou-se que o azeite de oliva era mais eficaz do que os medicamentos existentes na prevenção da morte ou de um novo infarto.

Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.