PUBLICIDADE

Notícias

Canudos de papel estão apresentando elementos tóxicos, de acordo com estudo

04/09/2023 às 20:56

Canudos de papel (Imagem: Reprodução)
Canudos de papel (Imagem: Reprodução)

Cuidado com os canudos de papel, eles não são tão ecológicos assim

Foi publicado na última quinta-feira (24), um estudo na revista Food Additives and Contaminants uma informação preocupante em relação aos canudos de papel, que nos últimos anos passou a ser adotado por vários estabelecimentos preocupados com a natureza e que optaram por deixar de lado os itens de plástico.

A pesquisa acabou mostrando que esses canudos contêm substâncias tóxicas, conhecidas como produtos químicos eternos. Os elementos que foram detectados podem acabar gerando riscos à saúde dos consumidores, elevando a carga química já presente no organismo dos usuários.

+ Conta de energia com descontão? Conheça o novo programa que promete reduzir sua fatura

Para entender melhor como as substâncias podem ser prejudiciais, é bastante importante compreender o que não são os produtos químicos eternos. Basicamente esses elementos se deterioram de forma lenta, ou seja, são resistentes.

Os mesmos são compostos por substâncias como a poli e perfluoroalquílicas (PFAS), que são usados na produção de uma série de produtos usados no dia a dia, a exemplo de roupas e panelas antiaderentes.

Veja também

O uso de PFAS na fabricação das mercadorias é algo que já preocupa os cientistas há um tempo, por conta do seu aspecto resistente, que pode durar milhares de anos. Diversos estudos já comprovaram que as substâncias podem gerar problemas de saúde. Nesse estudo, os autores alertam que o uso de canudos feitos com papel e bambu pode não ser tão ecológico como eles são anunciados.

A pesquisa também aponta que os canudos de papel testados apresentavam uma probabilidade maior de conter os tóxicos. Isso está presente em 90% das marcas testadas que usam o papel, também foi identificado em 80% dos que utilizam bambu e 75% no de plástico.

O único que não apresentou as substâncias foi o canudo feito de aço. Em relação as substâncias detectadas, os cientistas apontaram a presença de ácido perfluorooctanóico (PFOA), ácido trifluoroacético (TFA) e ácido trifluorometanossulfônico (TFMS).

+ Anatel vai PROIBIR item MUITO amado no Brasil: ‘guerra’ por trás dos panos JÁ começou

O primeiro mencionado, vale dizer, é proibido no mundo todo, pois, ele se mistura facilmente com água, dessa forma, elementos tóxicos podem ser liberados nas bebidas.

Um outro estudo, que também foi divulgado em 2023, mostrou que as grandes empresas encobriram por anos a relação dos produtos químicos eternos com a saúde. Outros levantamentos evidenciam a possibilidade dos problemas no fígado serem gerados pelos químicos eternos. A recomendação é ficar atento ou até mesmo dispensar o uso.

Canudos de papel (Imagem: Reprodução)
Canudos de papel (Imagem: Reprodução)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
Botão Fechar PushOnSite