Notícias

Cartão do idoso é liberado nessa quarta-feira (21) e brasileiros podem comemorar novidade


Cartão do idoso é liberado e brasileiros comemoram notícia (Imagem Reprodução Canva)

Esse benefício para a população com mais de 60 anos está dando o que falar e brasileiros comemoram a vitória

No Brasil, as Leis que visam proteger os direitos das pessoas com mais de 60 anos vem ganhando cada vez mais espaço. Recentemente a notícia sobre o cartão do idoso fez os brasileiros comemorarem.

+NOVELA de James Rodríguez tem BASTA dado no São Paulo e diretoria quer MAIS UM atacante para GARANTI-LO

Cartão de ônibus para idoso é benefício real no Brasil (Imagem Reprodução Divulgação)
Cartão de ônibus para idoso é benefício real no Brasil (Imagem Reprodução Divulgação)

Um desses principais objetivos dessa legislação é dar às pessoas idosas maior condições para locomoção nos transportes públicos coletivos no país.

Com isso, o cartão do idoso dá o direito das pessoas que se enquadram nos requisitos andar em ônibus, trens e metrôs sem pagar nada.

Como solicitar?

Para os idosos com 65 anos ou mais em São Paulo, o processo de solicitação do cartão de ônibus do idoso é simples. Basta entrar no site da SPTrans, apresentar os documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de residência) e aguardar seu cartão chegar.

+Governo Federal anuncia antecipação do Bolsa Família para grupo de brasileiros; Confira se você pode receber

No caso das pessoas de 60 a 64 anos, se já tiver o bilhete único, ele já servirá como o cartão do idoso. Se não tiver, basta fazer a solicitação pelo site e ir até um posto de atendimento para retirar e garantir a gratuidade no transporte público.

Vale destacar que as regras para emissão desse documento varia em cada região, portanto o recomendado é se informar nos órgãos responsáveis no seu Município para adquirir de forma correta o seu direito.

Cartão do idoso é liberado e brasileiros comemoram notícia (Imagem Reprodução Canva)
Cartão do idoso é liberado e brasileiros comemoram notícia (Imagem Reprodução Canva)

Interestaduais

A lei também permite às pessoas de mais de 60 anos viajar entre os estados de forma gratuita, desde que sejam cumpridos alguns requisitos.

+ALERTA GERAL (21): Caixa dá notícia de ENCERRAMENTO da conta POUPANÇA a milhares e você precisa se PRECAVER

De acordo com o Estatuto do Idoso, cada veículo deve reservar duas vagas gratuitas para idosos de baixa renda, além de oferecer descontos de 50% nas demais passagens, caso as vagas gratuitas estejam ocupadas.

 

 

Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.