Na última terça-feira (1), a CNN Brasil deslanchou em audiência com a cobertura dos conflitos da Guerra da Rússia contra a Ucrânia. O canal de notícias foi líder geral da TV paga na Grande São Paulo. Além de ultrapassar a GloboNews na média-dia (7h-0h), sua concorrente só perdeu no horário nobre – e por vantagem pequena.
Datena anuncia oficialmente que deixará a televisão para virar político
De acordo com os dados de audiência obtidos pelo Notícias da TV, a CNN marcou 1,11 ponto contra 0,82 da GloboNews, 0,20 da Jovem Pan e 0,05 da BandNews. O momento de pico foi às 14h16, dentro do Visão CNN com Carla Vilhena. Com um comentário de Derla Carsoso, a CNN chegou a marcar 2,14 pontos contra 1,21 da GloboNews e 0,18 da Jovem Pan.
Porém, a maior diferença foi registrada entre 17h29 e 17h32, durante o CNN 360º com Daniela Lima. Nesse momento, o canal chegou a 2,00 pontos contra 0,38 ponto do Edição das 16h, apresentado por Christiane Pelajo.
Entre 6h e 12h, a CNN Brasil marcou 1,05 ponto contra 0,60 da GloboNews e 0,19 da Jovem Pan News. Apenas no horário nobre a GloboNews ultrapassou sua concorrente, mas com diferença pequena: 0,89 ponto ante 0,84 da CNN e 0,22 da Jovem Pan.
Algumas questões ajudam a entender melhor os números registrados. O primeiro deles é a conexão da cobertura direta com a CNN Internacional, que possui correspondentes de guerra e informações apuradas diretamente nos Estados Unidos. A canal de notícias também contratou intérpretes para ficarem disponíveis 24 horas por dia para a programação.
Aconteceu também uma ampliação do horário ao vivo de cobertura e o cancelamento de programas da linha CNN Soft, como o CNN Business. Outro ponto foi o aumento de espaço para Lourival Sant’Anna, comentarista de Internacional que tem ampla experiência no jornalismo.