PUBLICIDADE

ALERTA

Comunicado do Banco Central cai como uma bomba para todos os brasileiros que usam o PIX: “Cortado”

29/06/2024 às 8:00

Banco Central e PIX (Foto: Reprodução / Warren Investimentos)
Banco Central e PIX (Foto: Reprodução / Warren Investimentos)

Comunicado do Banco Central cai como uma bomba

O Banco Central criou o PIX em 2020, e esse método de pagamento se tornou muito utilizado, pela praticidade e em regras gerais pela ausência de taxas pela transferência.

Em poucos anos, o PIX de fato se tornou o principal meio de transferências e pagamentos utilizado pela população, deixando os outros meios antigos, como DOC (que acabou sendo descontinuado), TED, boleto e até os cartões para trás.

SAIBA MAIS! Fim da linha para beneficiários do Bolsa Família: Saiba como agir para não ter pagamento bloqueado

Ocorre que o PIX é o atual método de pagamento mais utilizado pelos brasileiros e um alerta sobre ele emitido pelo Banco Central pegou todos de surpresa. Milhões de transações estão correndo o risco de corte e o presidente do BC trouxe todos os detalhes que preocupa os cidadãos.

Os últimos anos marcaram pela renovação da forma como pagar, deixando mais rápida e prática. O fato de ter máquina por aproximação, estabelecimentos aceitando as transferências instantâneas e o cartão digital deixou tudo muito mais facilitado.

Veja também

Revelação sobre o PIX: Será que todos os CPFs serão taxados? Descubra a verdade oficial agora
Usuário do PIX (Foto: Reprodução / Canva)

CORRE RISCO DE SER CORTADO?

Porém, de acordo com informações do portal Info Money, Roberto Campos, presidente do Banco Central, afirmou que a agenda de inovações está lenta por conta da falta de investimentos. O grande problema, segundo ele, é que o orçamento passou por cortes nos últimos tempos.

“O orçamento foi sendo cortado, cortado e cortado”, disse ele durante o evento da Legend Capital. Também chegou a afirmar que o orçamento da autarquia neste ano de 2024 é de R$ 15 milhões de reais, que apesar de parecer muito, esse valor representa apenas 20% do que tinha há 5 anos atrás, por exemplo.

Em seguida, Roberto Campos revelou que até mesmo o PIX está sob risco, já que não possuem garantia de que consigam fazer o método girar. “Chega uma hora que a gente fala ‘Como vamos conseguir rodar o PIX?'”, disparou em críticas severas contra o Governo Federal.

Ainda durante o evento, o presidente do Banco Central trouxe à tona a importância do PIX para os brasileiros. Sendo assim, qualquer alteração que o afete trará impacto no modo de vida, principalmente na compra, de milhões de brasileiros.

“Na semana passada, tivemos um dia em que bateu 201 milhões de transações. É quatro vezes maior per capita do que na Índia, que tem um sistema mais antigo que o nosso”, destacou Roberto Campos.

Banco Central do Brasil releva PIX de mais de 8 bilhões de reais (Foto: Reprodução/ Internet)
Banco Central do Brasil (Foto: Reprodução / Gov)

HÁ UMA IDADE MÍNIMA PARA UTILIZAR O PIX?

Esse meio de pagamento não estabelece restrições etárias para realizar o pagamento instantâneo, portanto qualquer pessoa que tenha uma conta bancária ou de pagamento, pode utilizá-lo.

Thumbnail Video Youtube Botão Play do Youtube

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
Botão Fechar PushOnSite