Celebridades

Drama: Atriz da Globo abandona a carreira por causa de doença grave e rara


Famoso ator da Globo denúncia o que era proibido de fazer na Globo (Foto: Reprodução)

Atriz da Globo durante muitos anos abandonou carreira por causa de doença rara.

Um dos destaques da novela “Pão-Pão, Beijo-Beijo”, exibida originalmente na Globo em 1983 e no ar atualmente em reprise no Canal Viva, Maria Cláudia Santos interpreta a personagem Luísa.

Assim que finalizou a trama, a atriz deixou a Globo e abandonou quase que completamente a carreira artística por causa da descoberta de uma doença rara.

SAIBA MAIS! Stênio Garcia quebra o silêncio, detona diretor da Globo e expõe saída da emissora por WhatsApp: ‘Perseguição’

Maria Cláudia era conhecida do público por papéis em tramas como “Minha Doce Namorada” (1971), “Selva de Pedra” (1972), “O Bem Amado” (1973), “O Rebu” (174) e “Te Contei?” (1978). Todas de grande sucesso na Globo.

Na trama em reprise pelo Canal Viva, a personagem Luísa é a irmã da protagonista de “Pão-Pão, Beijo-Beijo”. Ela se relaciona com o personagem de Claudio Marzo. Foi durante as gravações do folhetim que Maria Cláudia teve o diagnóstico que iria transformar a sua vida.

A ex-atriz da Globo desenvolveu uma doença rara que ocasionava danos nas cordas vocais, chegando no ano seguinte a ficar completamente sem voz, impossibilitada de atuar.

“Disseram-me que foi câncer, mas eu só sei que eu perdi meu pai, minha melhor amiga, que eu considerava uma irmã de sangue, e minha mãe, um depois do outro. Minha mãe morreu em 28 de agosto de 1984. Pensei que fosse a última perda, mas no Réveillon daquele ano fiquei sem a voz. E era tudo emocional. Afinal, tinha perdido tudo o que eu tinha na minha vida. Sou filha única. Fiquei sozinha”, disse a atriz, em entrevista ao jornal O Globo.

A atriz Maria Cláudia em cena com Claudio Marzo na novela da Globo Pão-Pão, Beijo-Beijo, em reprise no Viva (Foto: Reprodução / Globo)
A atriz Maria Cláudia em cena com Claudio Marzo na novela da Globo Pão-Pão, Beijo-Beijo, em reprise no Viva (Foto: Reprodução / Globo)

TRATAMENTO

Maria Cláudia ficou mais de sete anos de tratamento, com uma série de injeções, consultas, cirurgias e tratamentos espirituais, onde a atriz retornou para a Globo somente em1992, para uma participação em “Deus nos Acuda”, que foi sua última atuação na Globo.

“Não pintou mais convite, mas não sei o motivo. Tenho, inclusive, o maior carinho por todos na Globo. Mas, como não me chamavam, e pedra que não rola cria limo, pensei que estava na hora de correr perigo. Nascer, viver e morrer no mesmo lugar é muito limitado”, disse a atriz sobre a sua ausência nas novelas da Globo.

“Eu voltei com a voz rouca, mas tem tanta atriz assim, né? Não sou o tipo de pessoa que fica chateada e magoada. Achei que a vida estava me colocando para fazer mais teatro. Acredito em desígnios. E aprendi que as portas se fecham, mas também se abrem. Quem fica magoada fica com a energia estagnada. Não quero raiva, mágoa, esses sentimentos dentro de mim. Quando eles aparecem, eu falo: ‘Xô, xô, vai embora, vai para o fundo do mar sagrado'”, revelou Maria Cláudia dizendo que não ficou frustrada com a falta de convites para retornar as novelas da Globo.

A veterana nunca mais voltou para a emissora carioca, onde após 12 anos conseguiu participações na Record TV em “A Escrava Isaura” (2004), “Caminhos do Coração” (2007), “Amor e Intrigas” (2008) e “Louca Família” (2010).

Seu último projeto foi no SBT, na novela “Uma Rosa com Amor” (2010). Maria Cláudia atualmente tem 72 anos, não tem filhos, é viúva e reside no Rio de Janeiro, tendo uma vida reclusa, longe dos holofotes.

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!