Notícias

Enlatado guardado com a tampa aberta na geladeira: se você faz isso, pare agora mesmo


Jamais guarde enlatados na geladeira (Imagem: Reprodução)

Essa atitude não é recomendada e não faz nada bem para o alimento

O refrigerador acaba se tornando um eletrodoméstico que resfria os alimentos, tonando eles seguros quanto ao consumo. Porém, existem alguns cuidados que garantem a segurança alimentar das pessoas que compartilham o freezer em casa.

A observação é em relação à umidade nos compartimentos com baixa temperatura, o que acelera processos químicos, promovendo assim bolor. Mas, certas medidas afastam esses agentes infecciosos e a refrigeração adequada.

+ Preste atenção: esse é o motivo pelo qual você não deve pisar em uma barata

Ao serem abertas, o conteúdo das latas ficam expostos ao oxigênio no ambiente que carrega várias partículas microbianas. Assim, comprometendo a qualidade dos ingredientes, sejam eles compotas, caldos ou conservas de vegetais.

Apesar da presença de conservantes, esses agentes não previnem a contaminação por germes e bactérias. Sendo assim, ao deixar um enlatado refrigerado, procure transferi-lo para um reservatório hermeticamente fechado.

Ao adquirir um produto enlatado, certifique-se que ele esteja na validade e após a remoção da tampa, escolha outro recipiente. Nesse caso, pode ser um pote de plástico ou vidro, pois o metal oxida rapidamente e altera as características do alimento.

Então, jamais esqueça de fechar todas as entradas de ar, usando utensílios que vedam bem. Essas dicas também valem para quem deseja congelar ou embalar a vácuo frutas, verduras e legumes que ficam na geladeira.

Não ignore essas informações e práticas que mantém a higiene do local onde suas refeições são preparadas. Pense na sua saúde e no bem-estar da sua família, garantindo que as latas de alumínio não fiquem abertas.

+ Remova sujeira endurecida das panelas com apenas esses 2 ingredientes

Caso você não esteja convencido, pense nos microrganismos como a bactéria Clostridium botulinum, que gera o botulismo. A condição leva ao adoecimento com sintomas que incluem diarreia, dores de cabeça e deformações faciais.

Existem inúmeros preparos que não podem ser colocados diretamente em ambientes úmidos. Assim, combater a contaminação alimentar depende de medidas simples que podem salvar vidas. Então tome muito cuidado com a conservação dos enlatados.

Porque não devemos guardar alimentos enlatados na geladeira (Imagem Reprodução Canva)
Porque não devemos guardar alimentos enlatados abertos na geladeira (Imagem Reprodução Canva)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.