PUBLICIDADE

Notícias

Atenção! Se você ler isso, vai parar de usar tanto o famoso enxaguante bucal

09/05/2023 às 23:14

Enxaguante bucal é um produto complementar à higiene bucal (Foto: Reprodução/Internet)
Enxaguante bucal é um produto complementar à higiene bucal (Foto: Reprodução/Internet)

Uso excessivo de enxaguante bucal pode colocar saúde bucal em risco; entenda

O enxaguante bucal é um produto facilmente acessível, prometendo uma boca mais limpa, combatendo bactérias e eliminando o mau hálito. No entanto, sua real necessidade para a limpeza dos dentes é questionável.

+ Famosa empresa anuncia demissão em massa e demite mais de 600 funcionários

Diferentes tipos de enxaguantes bucais existem, variando em composição e ação. Há dois grupos principais: cosméticos e terapêuticos.

O primeiro tipo não combate doenças bucais, mas há fórmulas enriquecidas com flúor para controlar cáries, sensibilidade, proliferação bacteriana e refrescar o hálito.

+ PIX surpreende, bate recorde e pode extinguir outros tipos de transações; veja

Veja também

Já os terapêuticos atuam como medicamentos, tratando gengivite e periodontite, por exemplo, e sendo indicados para higienização pós-cirúrgica.

Quanto ao uso diário, enxaguantes terapêuticos só devem ser usados em casos específicos. Enxaguantes cosméticos devem ser usados com cautela, já que cada pessoa tem necessidades distintas.

A escovação é o que realmente remove a placa bacteriana, com o enxaguante apenas complementando a higiene. Além disso, consultar um dentista é a melhor maneira de determinar as necessidades individuais.

A frequência de uso adequada depende do tipo de enxaguante. O uso excessivo pode desequilibrar a microbiota bucal, eliminando bactérias benéficas e colocando a saúde bucal em risco.

Enxaguantes não substituem a escovação e têm efeito temporário no controle do mau hálito. Para quem não possui problemas bucais, usar um enxaguante cosmético uma vez por dia é suficiente. Em casos específicos, a frequência deve ser recomendada pelo dentista.

Uso excessivo pode desequilibrar a microbiota bucal e prejudicar a saúde
Uso excessivo pode desequilibrar a microbiota bucal e prejudicar a saúde (Foto: Reprodução/Internet)

Veja como escolher

Ao escolher um enxaguante cosmético, é importante evitar fórmulas com álcool, pois ressecam a mucosa bucal e podem causar problemas. Além disso, é preciso ter cuidado com enxaguantes pigmentados, principalmente após clareamento dental, pois o corante pode manchar o esmalte e reduzir a durabilidade do tratamento.

+ Bauermann tem salário vazado após esquema para manipular resultado; torcida se revolta

Crianças devem usar enxaguantes específicos para sua idade, somente a partir dos 3 ou 4 anos, devido à concentração de flúor.

Assim sendo, escova, creme e fio dental são essenciais para o cuidado dos dentes, enquanto o enxaguante bucal é complementar. Consultar um dentista ajudará a entender as necessidades individuais e a escolher a melhor fórmula, caso necessário

Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
Botão Fechar PushOnSite