Televisão

Ex-autor da Record revela censura em Os Mutantes: “Não deixaram beijo gay”


Tiago Santiago, ex-autor de novelas da Record (Foto: Reprodução)

Tiago Santiago, ex-autor de novelas da Record, revelou que houve censura na trilogia Os Mutantes (2007-2009), que poderia ter tido um romance LGBTQIA+ mais explorado na trama. “A maior interferência foi não deixarem fazer o beijo gay, uma bobagem”, revela o escritor em entrevista ao Notícias da TV.

O beijo em questão ocorreria entre os personagens Danilo (Cláudio Heinrich) e Bené (Deo Garcez) em Os Mutantes: Caminhos do Coração (2008), segunda parte da trilogia. O ex-autor de novelas da Record diz não ter ressentimentos com a emissora, mas lamenta a falta de visão da diretoria em fazer novelas com histórias diferentes da Bíblia.

“Em Os Mutantes, a maior interferência foi não deixarem fazer o beijo gay, uma bobagem, porque tem gente que até hoje não vê a homossexualidade como algo absolutamente natural”, critica ex-autor de novelas da Record. Na sequência, Tiago Santiago escreveu Amor e Revolução (2011), novela do SBT que exibiu um histórico beijo entre duas mulheres.

“Ajudei a construir o núcleo de teledramaturgia da Record, trouxe muita gente boa que está lá até hoje e vejo com preocupação o movimento de substituição de profissionais de TV, em todas as áreas, por pessoal da IURD [Igreja Universal do Reino de Deus]”, afirma ex-autor de novelas.

+ Acusado de traição, Pyong Lee culpa internet por crise em casamento: “Muito tóxica”

Apesar de ser conhecido por seus trabalhos na emissora vice-líder de audiência, o ex-autor de novelas da Record estreou como colaborador de texto em Vamp (1991), de Antônio Calmon, na Globo, onde também auxiliou em outros produtos, como Uga Uga (2000) e Kubanacan (2003).

“Não sou contratado da Record desde 2009, mas ainda associam meu nome à emissora porque fiz muito sucesso lá. Trabalhei muito mais tempo na Globo do que em qualquer outra emissora do Brasil”. Sem um produto audiovisual em exibição na TV aberta desde 2015, quando a Record transmitiu a série Na Mira do Crime, produção dele na Fox, o ex-autor de novelas da Record lançou neste ano o livro Os Caminhos do Mago. Na obra, ele mistura filosofia e autoajuda para traçar uma jornada de espiritualidade para seus leitores.

Jornalista e Radialista. Trabalho com comunicação há 15 anos, levando informação e entretenimento com seriedade ao público.