Destaque

FALÊNCIA: Grandes empresas consolidadas no mercado estão falindo e este é o motivo do que vem acontecendo


Mango, fast fashion, volta a abrir as portas no Brasil (Foto: Reprodução)

O mundo mudou muito depois da pandemia da Covid-19, e desde então, o novo normal chegou e mudou vários setores, inclusive, os rumos de muitas empresas renomadas no mercado, que vieram â falência nos últimos tempos e tem causado espanto na população.

+Não dá para acreditar: Esse será o preço dos 10 carros mais baratos do Brasil com a volta do popular

Mesmo sendo grandes nomes, marcas, e com reputação positiva diante dos consumidores e trabalhadores, grandes empresas estão fechando as portas e declarando falência, como nunca se viu antes.

+R$ 4 bilhões! Santos, na mira do dono do PSG, recebe proposta de compra de outro bilionário

Mas o que muitos não sabem, são os motivos e razões pelo qual grandes empresas estão falindo. Mesmo com vasta carteira de clientes, valores competitivos no mercado e o lucro ao ano, nem isto pode salvar uma empresa de fechar suas portas no Brasil.

Grandes empresas renomadas no mercado baixaram as portas e entrar com falência por estes motivos (Foto: Reprodução/ Internet)
Grandes empresas renomadas no mercado baixaram as portas e entrar com falência por estes motivos (Foto: Reprodução/ Internet)

Toda empresa deve ter a chamada ‘Governança e Gestão de Riscos’ que, de acordo com Claudinei Elias, o CEO da Bravo GRC, as grandes empresas não estariam investindo em uma governança sólida.

Veja também

Aviso: Banco digital, gigante, acaba de fazer comunicado que está desesperando correntistas

Segundo ele, as empresas não estão investindo nem ao menos em ações que consigam prever as diferentes mudanças que podem acontecer a curto ou longo prazo e que possam afetar o desempenho daquela organização.

Claudinei Elias ainda garante que uma gestão segura de uma grande empresa e com capacidade para detectar riscos é um fator determinante para saber se a empresa vai sair ou não ilesa de uma possível crise.

Quando se fala de crise, na verdade ela pode ser dita tanto quanto a fatores externos do mercado, ou no financeiro da empresa. Segundo o CEO, ele acredita que o motivo de tantas falências se deve ao volume de capital disponível através dos fundos de investimentos.

+Descanse em paz: 110 empresas tem falência decretadas no Brasil e você ama diversas delas

Claudinei Elias, CEO da Bravo GRC aponta motivos de falência no Brasil (Foto: Reprodução/ CNN)
Claudinei Elias, CEO da Bravo GRC aponta motivos de falência no Brasil (Foto: Reprodução/ CNN)

Portanto, essa grande oferta de robustos fundos de investimentos teria gerado uma ‘zona de conforto’ em algumas empresas que acabaram ‘relaxando’ diante da necessária percepção de adversidades futuras no mercado.

Algumas empresas renomadas até criaram uma Governança e Gestão de Riscos, garantiu o CEO da Bravo GRC, mas segundo ele, que não conseguiram consolidar uma estrutura eficiente internamente para dar prosseguimento, portanto, ele garante que isso deve fazer, desde o início, parte da ‘cultura da empresa‘.

+Derrubada por outro canal e arrancada do ar: O triste fim de emissora de TV em país

De acordo com Claudinei Elias, toda gestão de uma empresa deveria se prevenir no mercado diante de três pontos importantíssimos para evitar a futura falência:

Primeiramente, os riscos ESG, que são originários dos setores ambientais, ou seja, das mudanças climáticas, setores sociais, ou seja, ao que se refere aos direitos trabalhistas; e governança, que seria a ética da empresa nos negócios.

Famosas empresas estão em situações complicadas no mercado (Foto: Reprodução/Internet)
Famosas empresas estão em situações complicadas no mercado (Foto: Reprodução/Internet)

Em segundo lugar, o CEO aponta para os riscos Geopolíticos, ou seja, tudo que se refere a alterações políticas no país e também no exterior, fatos que afetam os investimentos e o acesso da empresa ao mercado; e em terceiro lugar, os riscos de Segurança da Informação, ou seja, a preservação de dados para evitar crimes virtuais.

+“Poderia custar o título”, revela empresário sobre negócio que o Flamengo deixou escapar para o Palmeiras

Quantas empresas grandes faliram em 2023?

Mais de 70 empresas, de diversos setores, entraram com falência só neste ano. 50 delas já baixaram as portas e fizeram demissões em massa por estarem falidas.

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo Aaron Tura Tv

Aaron Tura

💬 Jornalista | Colunista @ATardeESua @TVFOCOoficial @oficialSUPERPOP

@aarontura

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.