Notícias

Após dois anos, Festival de Parintins retorna com embate de Garantido e Caprichoso


Após dois anos, Festival de Parintins retorna

Depois de dois anos sem ocorrer, por conta da crise sanitária e pandemia do Covid-19, os bois-bumbás voltam a se enfrentar na arena durante o 55º Festival Folclórico de Parintins, nos dias 24, 25 e 26 de junho. A festa é promovida pelo Governo do Amazonas, celebra a cultura e as lendas amazônicas com traços lendários e culturais de outras regiões do Norte e Nordeste.

Em nova temporada, Paulo Vieira comandará o Arena Brahma

Encanta o público com um espetáculo ousado e inovador nas alegorias e performances. Ingressos comprados em 2019 para a edição de 2020, que não chegou a ocorrer, serão válidos para a edição de 2022.

A principal característica do Festival é a rivalidade entre os Bumbás, Garantido e Caprichoso, ao ponto de os torcedores não pronunciarem o nome do adversário, utilizando o termo “contrário”.

“Com fantasias, músicas e alegorias grandiosas, os bois encenam a lenda de Catirina, que grávida tem desejo de comer língua de boi. Para satisfazê-la, seu marido, pai Francisco, sacrifica o boi favorito do patrão, que ameaça matar o coitado. Quem salva tudo é um pajé, que ressuscita o animal e garante um final feliz”, explica o secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Marcos Apolo Muniz.

Apresentação do Boi Garantido, no Festival Folclórico de Parintins
Apresentação do Boi Garantido, no Festival Folclórico de Parintins

Mergulhado nessa narrativa, na arena batizada de Bumbódromo, os bois apresentam lendas amazônicas e misturam efeitos especiais práticos no ritual tribal. No local, mais de 25 mil pessoas acompanham as três noites de Festival.

O show acontece dentro da arena Bumbódromo, em formato estilizado que lembra a cabeça de um boi. Dividido pela metade, nos dias da apresentação da torcida contrária, chamada de “galera”, permanece em completo silêncio durante a apresentação do boi adversário.

Carolina Dieckmann vai parar em mesa de cirurgia novamente e toma difícil decisão: “Doença desencadeada”

Sob sigilo até o dia da apresentação, os jurados até então não nomeados vêm de outros estados. Eles tem a difícil tarefa de julgar 21 itens, analisando alegorias, as toadas (músicas), os personagens de cada lado, com a missão de encontrar os pontos em que um Boi é melhor que o outro, árdua análise.

Na última edição, em 2019, mais de 60 mil pessoas visitaram a cidade durante o período da festa, trazendo a próspera geração de emprego e renda para população de Parintins.

Autor(a):