Televisão

Globo é processada por médicos que defendem o tratamento precoce contra a Covid-19


Tadeu e Poliana no Fantástico (Reprodução/TV Globo)

A Associação Médicos Pela Vida está processando a Globo. Em fevereiro deste ano, foi divulgado uma declaração que defendia o tratamento precoce contra o vírus da Covid-19 e o uso de cloroquina e outros medicamentos que não tem eficácia comprovada. 

A associação exigiu o direito de resposta, no programa Fantástico, para expor novamente suas crenças. Além disso, também exigiu uma indenização de R$ 10 mil. 

Apesar da associação não ter sido mencionada, a entidade se incomodou com uma reportagem exibida no Fantástico em março. Na reportagem apresentada por Poliana Abritta e Tadeu Schmidt, era criticado o tratamento precoce. Além disso, a reportagem também mostrava a ineficácia de medicamentos como a hidroxicloroquina. 

Globo está sendo processada por reportagem exibida no Fantástico (Reprodução/TV Globo)
Globo está sendo processada por reportagem exibida no Fantástico (Reprodução/TV Globo)

A Associação Médicos Pela Vida acusou a Globo de utilizar sua audiência, que atingiu 21,9 pontos na Grande São Paulo, para menosprezar a associação e suas crenças. 

A entidade pediu caráter de urgência para a ação, porém, a juíza Daniela de Paula, que está responsável pelo caso, negou o pedido de tutela antecipada. 

Veja também

A juíza também alegou que não existem evidências o suficiente de que a emissora negou o direito de resposta para a entidade. O caso será julgado em primeira instância. 

Agora na Band, Faustão recebe metade do que recebia na Globo; saiba os valores

“Não se verifica perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo, que enseje a concessão da tutela pleiteada, especialmente pelo fato que entre a veiculação da reportagem em questão e a propositura da presente demanda decorreram quase dois meses. Portanto, diante de todo o exposto, indefiro a tutela de urgência requerida em sede de inicial”, declarou a juíza

Vale lembrar que, no documento exibido pela Associação, era defendida a autonomia médica, ou seja, os profissionais poderiam receitar para seus pacientes aquilo que acharem melhor. No momento, não existe previsão para o julgamento do caso.

A TV Globo segue informando seus telespectadores sobre o uso de medicamentos que são, comprovadamente, ineficazes contra o vírus da Covid-19. 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo Aaron Tura Tv

Aaron Tura

💬 Jornalista | Colunista @ATardeESua @TVFOCOoficial @oficialSUPERPOP

@aarontura

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Cursando Relações Públicas na Universidade Anhembi Morumbi. Meu objetivo é informar com maior objetividade e clareza possíveis.