Televisão

45 milhões: Globo fecha acordo milionário para o Jornal Nacional e entra na mira do governo


Família dos Marinhos, donos da Rede Globo, sofreram um processo de uma ex -funcionária (Foto Reprodução/Internet)

Depois da popularização de casas de apostas no Brasil e o alto investimento em publicidade, uma famosa empresa comprou até mesmo uma cota de patrocínio no “Jornal Nacional”, da Globo. Trata-se da Betano, uma das maiores do mundo no segmento de apostas.

Segundo o Notícias da TV, a empresa assinou um contrato milionário para expor sua marca no telejornal comandado por William Bonner e Renata Vasconcellos. Há cerca de dois anos, o segmento de apostas teve um grande crescimento de popularidade no Brasil, no entanto, a prática está na mira do governo federal por conta da falta de legalização.

+Patrícia Poeta foge de assunto no Encontro e desconversa fala de convidado da Globo: “Vou falar uma coisa pra você”

Ocupando os intervalos do Jornal Nacional desde a semana passada, a Betano assinou um contrato com a Globo até dezembro deste ano. A marca vai oferecer as edições de segunda, quarta e sexta do principal telejornal do país.

Com o acordo inédito, o objetivo da empresa é aproveitar a audiência do horário nobre da Globo, que tem tendência de crescer significativamente a partir de novembro, mês do início da Copa do Mundo do Catar.

Apesar de ambas as partes não se aprofundarem nos detalhes do negócio, a publicação apurou que o acordo entre Betano e Globo faz parte de uma política da emissora carioca, que vende cotas para os seus programas de maneira temporária.

Com o novo modelo de negócio, empresas interessadas pagam por um valor para expor suas marcas em jornalísticos e novelas da emissora. No preço disponibilizado ao mercado publicitário, são R$ 15 milhões por 30 dias. Ou seja, estima-se que a Betano pague R$ 45 milhões durante os três meses de parceria.

Vale lembrar que desde o fim do ano passado, o noticiário apresentado por William Bonner e Renata não tinha um patrocinador “grande” em suas edições. Em 2021, marcas como o TikTok, Rexona e Mercado Pago “ofereceram” o Jornal Nacional  ao longo do ano.

Jornal Nacional ganhou um patrocinador de peso, a Betano (Foto Reprodução/Montagem)
A Globo fechou contrato milionário com a Betano (Foto Reprodução/Montagem)

CASAS DE APOSTAS E SUAS PARCEIRAS COMERCIAIS ESTÃO NA MIRA DA JUSTIÇA

Apesar do acordo milionário, o NTV informou que, clubes de futebol, federações e a Globo foram notificadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública de São Paulo pelos contratos de publicidade e patrocínio mantidos com empresas de apostas esportivas.

As apostas esportivas foram criadas pela Lei Federal 13.756/18. Nessa modalidade, o apostador tenta prever o resultado de jogos de futebol, os placares, o número de cartões aplicados, entre outros. Porém, no momento da aposta, o usuário já sabe o quanto poderá ganhar em caso de acerto.

+Jornal Nacional termina mais cedo, Bonner e Renata dão triste notícia ocorrida no Brasil

No entanto, a lei ainda não foi regulamentada e, por isso, a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) entende que a atividade pode estar sendo explorada sem a devida autorização e sem qualquer mecanismo de controle, fiscalização ou prestação de contas.

Procurada pelo portal, a Globo afirmou que não há ilegalidade nos seus acordos com as casas de apostas:

“É importante reiterar que as veiculações de campanhas de todos os nossos anunciantes respeitam as orientações do Manual de Práticas Comerciais da Globo, que consolida as melhores práticas, normas legais e éticas do mercado publicitário e atende às normas de auto-regulamentação adotadas pelo Conar (Conselho Nacional de auto- regulamentação Publicitária) e pelo CENP (Conselho Executivo das Normas-Padrão)”

Autor(a):

Olá, meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos moro em São Paulo, capital. Sou formada em moda, apaixonada por arte, música, cinema e afins. Tudo que envolve áreas criativas despertam meu interesse e escrever é uma delas.