Televisão

Globo investiga denúncia de racismo contra diretor de Nos Tempos do Imperador


Globo investiga denúncia de racismo contra diretor de Nos Tempos do Imperador (Foto: Reprodução)

A Globo está com uma investigação interna em andamento, por causa de uma denúncia feita nos bastidores da antiga novela das seis, Nos Tempos do Imperador. O departamento de compliance foi acionado para averiguar uma denúncia de discriminação racial feita no ambiente de trabalho.

Segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, a queixa é de que, durante as gravações de Nos Tempos do Imperados, atores negros teriam sido tratados de maneira diferente se comparados aos brancos do mesmo elenco. A Globo já convocou ao menos dez atores da novela para investigar se o diretor Vinícius Coimbra tratava de forma discriminatória os atores negros da trama durante suas gravações.

De acordo com o portal Notícias da TV, alguns dos atores da Globo já deram seus depoimentos. Por conta do período de pandemia, a maioria está sendo ouvida através de chamadas de vídeo. Entre os nomes convocados para se pronunciar estão a atriz Gabriela Medvedovski e o ator Michel Gomes, que fizeram o casal romântico jovem Pilar e Samuel no folhetim.

Outra atriz da Globo que será ouvida é Mariana Ximenes. De acordo com o Notícias da TV, ela foi uma das primeiras a identificar o problema que estava acontecendo da novela durante as gravações em 2021.

Mariana Ximenes chegou a ligar pedindo ajuda para o diretor de Produção de Entretenimento da Globo, Ricardo Waddington, para comunicar que havia algo errado com o tratamento da direção com o elenco negro do folhetim.

+ Pocah recorda abusos que sofreu do ex-marido: “Achei que ia morrer”

Outra atriz da Globo que será ouvida é Mariana Ximenes. De acordo com o Notícias da TV, ela  foi uma das primeiras a identificar o problema que estava acontecendo da novela durante as gravações em 2021.

Em um desses casos, Mariana Ximenes chegou a ligar para para o diretor de Produção de Entretenimento da Globo, Ricardo Waddington, para informar que havia algo errado com o tratamento da direção com o elenco negro do folhetim. Ela pediu ajuda ao executivo, que prometeu tentar entender e resolver o que acontecia. Mas ficou por isso mesmo.

Para a colunista Mônica Bergamo, a Globo informou que mantém um código de ética que proíbe qualquer forma de preconceito no ambiente de trabalho. “Temos também uma ouvidoria para receber quaisquer relatos de violação ao código. Todos são apurados criteriosamente assim que a empresa toma conhecimento e as medidas necessárias são adotadas, com garantia de absoluto sigilo aos denunciantes e colaboradores sobre as apurações”.

Já Vinícius Coimbra se pronunciou na semana passada dizendo: “O elenco da novela tem todo o meu respeito e admiração. Sou a favor do diálogo e acredito que todas as discussões sobre o tema são necessárias”.

Jornalista e Radialista. Trabalho com comunicação há 15 anos, levando informação e entretenimento com seriedade ao público.