Novelas

Nos Tempos do Imperador: Globo investiga queixa de racismo nos bastidores da trama


Nos Tempos do Imperador: Globo investiga queixa de racismo nos bastidores da trama Foto: Reprodução

Prestes a chegar ao fim, Nos Tempos do Imperador possui uma investigação interna na rede Globo em curso. O departamento de compliance foi acionado para averiguar uma denúncia de discriminação racial feita no ambiente de trabalho. A queixa é de que, durante as gravações da novela, atores negros teriam sido tratados de modo diferentes se comparados aos brancos do mesmo elenco.

Nos Tempos do Imperador: Final de Lupita é improvisado após ‘sumiço’ da atriz

De acordo com informações divulgadas pela colunista Mônica Bergamo nesta quinta-feira (3) – um dia antes de Nos Tempos do Imperador ter o capítulo final exibido, a Globo foi procurada para comentar a denúncia e as medidas que serão tomadas, mas informou que a emissora não se manifesta a respeito de questões relacionadas a investigações do compliance.

O termo compliance quer dizer estar em conformidade com as normas da empresa. O setor serve para garantir que as regras determinadas pelo código de conduta sejam seguidos por todos. O departamento de compliance da Globo foi muito mencionado no caso das denúncias de assédio sexual contra Marcius Melhem.

“Temos também uma ouvidoria para receber quaisquer relatos de violação ao código. Todos são apurados criteriosamente assim que a empresa toma conhecimento e as medidas necessárias são adotadas, com garantia de absoluto sigilo aos denunciantes e colaboradores sobre as apurações”, constatou a rede Globo.

Nos Tempos do Imperador: Samuel implora por ajuda de Salustiano, mas volta para prisão

Nos Tempos do Imperador: Globo investiga queixa de racismo nos bastidores da trama
Nos Tempos do Imperador: Globo investiga queixa de racismo nos bastidores da trama Foto: Reprodução

Nos Tempos do Imperador enfrentou problemas desde antes de ser estreada, pois teve seu lançamento adiado quando a Globo fechou os Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, em março de 2020. Desde então, a emissora colocou reprises na faixa das 18h.

Tenho 23 anos e estou cursando o último semestre de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Minha maior paixão, desde sempre, foi a escrita, e usar o Jornalismo para tocar a vida das pessoas.