Diretas

CUIDADO! 1 novo golpe do PIX está aterrorizando os brasileiros: Saiba como se livrar deles


Alerta para novo golpe do Pix aplicado por criminosos (Foto: Reprodução / Canva)

Novo golpe do PIX está aterrorizando os brasileiros

No mundo digital de hoje, a praticidade do PIX vem acompanhada de desafios significativos, principalmente quando falamos sobre segurança. Esse esquema, denominado ‘Golpe da Mão Fantasma’, tem como intuito mudar o destinatário do dinheiro sem que a vítima perceba.

O diferencial desse novo golpe é a automatização da fraude. O criminoso consegue acessar o dispositivo da vítima e controlá-lo sem a necessidade de estar online operando o desvio em tempo real. Isso permite que o ataque seja mais sutil e eficaz.

SAIBA MAIS! Vida longa e saudável: 6 coisas que você deve evitar se quiser viver até os 100 anos

Os bandidos utilizam Trojans, também conhecidos como ‘Cavalos de Troia’ que são softwares maliciosos disfarçados como arquivos ou aplicativos legítimos. Eles conseguem infiltrar-se nos dispositivos das vítimas, aplicar golpes e roubar dados, incluindo dinheiro.

Para executar o golpe, os ladrões utilizam malwares bancários, que infectam os celulares das vítimas. Isso normalmente acontece por meio de aplicativos falsos que não foram baixados das lojas oficiais.

Quando uma transferência via PIX é iniciada, o malware bloqueia a tela do dispositivo até que a transação seja concluída. Durante esse período, o aplicativo malicioso altera automaticamente o destino da transação, frequentemente passando despercebido.

Golpe do PIX (Foto: Reprodução / Internet)
Golpe do PIX (Foto: Reprodução / Canva)

QUANTOS BRASILEIROS JÁ CAÍRAM NO GOLPE DO PIX?

Uma pesquisa da FICO revelou que 22% dos brasileiros já caíram em golpes com pagamentos em tempo real, como o PIX. Os dados da pesquisa, que ouviu mil brasileiros em janeiro deste ano, mostram que 97% dos brasileiros já usaram esta modalidade de pagamento.

As perdas entre estes usuários que sofreram golpes vão de pessoas que perderam até R$ 250, o que corresponde a 46% do total, até grandes quantias, com 5% dos usuários afirmando a perda de valores superiores a R$ 5 mil.

Dos 22% dos entrevistados ouvidos que afirmam ter sofrido algum tipo de golpe nesse sentido, apenas 27% deste total comunicaram a fraude ao banco.

Além disso, 35% dos brasileiros disseram que seu banco não faz o suficiente para educá-los sobre golpes, e 79% dos clientes recomendam a implementação de melhores sistemas de detecção de fraudes como a ação número um para ajudar neste tópico.

Outras recomendações incluem dar mais avisos sobre golpes (62%) e ao fazer um pagamento (53%). Infelizmente essa é uma realidade.

Proteger-se na internet é essencial em um mundo digital repleto de ameaças cibernéticas. Por isso evite clicar em links desconhecidos e qualquer suspeita nos aplicativos instalados no celular, procure entrar em contato com os canais oficiais.

Golpe do PIX aterroriza usuários (Foto: Reprodução / Internet)
Golpe do PIX aterroriza usuários (Foto: Reprodução / Internet)

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!