NOVO GOLPE; Polícia emite nota de ALERTA: Nunca atenda NÚMEROS DESCONHECIDOS com essa PALAVRA


Criminosos aplicam novo golpe pelo telefone e alerta é emitido pela Polícia (Fotos: Reprodução/ FreePik/ Montagem)
Criminosos aplicam novo golpe pelo telefone e alerta é emitido pela Polícia (Fotos: Reprodução/ FreePik/ Montagem)

Hoje em dia, todo cuidado ainda é pouco, ainda mais diante das ações criminosas como golpes e fraudes acometidos em tantos brasileiros, e que não exclui a gente da exposição a estas práticas e de acabarmos caindo nessas armadilhas.

+Urgente, assassinat0 e suicídi0: Namorado mantém namorada refém, a mata e tira a própria vida depois

Hoje vamos falar do simples ato de atender chamadas de números desconhecidos, um ato comum de muitos. Normalmente, atendemos as ligações com um ‘Alô‘, que é a forma correta, mas outros tantos tem o costume de atender com a palavra ‘Sim‘. Aí que se encontra o problema em questão.

+CONFRATERNIZAÇÃO: Estes são os PRATOS TRADICIONAIS que não podem FALTAR na sua ceia NATALINA

Senhora idosa atendendo o telefone; maneira que você fala ao atender número desconhecido pode ser armadilha (Foto: Reprodução/ GettyImages)
Senhora idosa atendendo o telefone; maneira que você fala ao atender número desconhecido pode ser armadilha (Foto: Reprodução/ GettyImages)

Falar ‘Sim‘ para um número desconhecido que atendeu, ao invés do ‘Alô‘, é um grande erro, até porque os criminosos costumam gravar as conversas para usá-las, com sua voz, para outras finalidades, como por exemplo, acessar contas bancárias com comando de voz ou contratações de serviços via telefone.

+20 bilhões liberados: Lula anuncia nova conta poupança e auxílio mensal para milhões de brasileiros em 2024

O simples ‘SIM‘ pode te prejudicar muito lá na frente diante das artimanhas dos golpistas, portanto, evite atender um número desconhecido desta maneira, mesmo que você esteja cansado de ver o número e saber que se trata de uma central de telemarketing. Atenda com o ‘Alô‘ para evitar que golpistas usem e abusem de seu nome.

Aliás, além de atender de maneira errada o telefone, nunca fique batendo papo e se abrindo sobre sua vida pessoal com a pessoa desconhecida do outro lado da linha, mesmo que ela afirme que é de uma empresa que você tem contrato, como operadoras de telefonia móvel, por exemplo.

+Telespectadores em choque até agora: A relação gay de astro da Praça é Nossa, do SBT, com homem famoso casado

Chamada de número desconhecido nunca deve ser atendida com a palavra 'sim' (Foto: Reprodução/ TV Globo)
Chamada de número desconhecido nunca deve ser atendida com a palavra ‘sim’ (Foto: Reprodução/ TV Globo)

Fale o básico do básico mesmo que tenha certeza que é uma ligação oficial, ou seja, evite sair passando dados pelo telefone como nome completo, RG, CPF, endereço e muito mais. Suas informações são confidenciais, o certo é você apenas confirmar o que o atendente já tem em sua tela com ‘Certo’, ‘Ok’, ou como preferir, evitando o ‘sim’.

+Nada menos que R$ 119 MILHÕES: Julio Casares DECIDE no São Paulo se vai VENDER Beraldo a Gigante do futebol.

Alerta da Polícia à população

De acordo com o portal especializado em tecnologia, o Xataka, existe um alerta dado pela Polícia Nacional da Espanha sobre estes golpes que tomam conta do país europeu e estão chegando ao Brasil com tudo.

Na nota publicada, é dada a direção às pessoas de que nunca se devem responder as perguntas fechadas que os bandidos fazem, com respostas que garantem o ‘sim’ ou ‘não’, pois podem estar sendo gravadas na chamada. Tome cuidado!

Criminosos aplicam golpes e cometem fraudes em cartões de crédito e débito do BB (Foto: Reprodução/ Internet/ Imagem meramente Ilustrativa)
Criminosos aplicam golpes e cometem fraudes em cartões de crédito e débito (Foto: Reprodução/ Internet/ Imagem meramente Ilustrativa)

Autor(a):