Diretas

COMUNICADO HOJE (30/03): Haddad crava mudança histórica aos brasileiros que precisam comprar imóveis próprios


Haddad e Lula com comunicado importante (Foto: Reprodução / Pronatec / Canva)

Fernando Haddad é o Ministro da Fazenda

O Governo Lula, sob o comando de Fernando Haddad como Ministro da Fazenda fez um comunicado que irá promover uma mudança histórica aos brasileiros que precisam comprar imóveis próprios.

O fato é que o sonho da casa própria segue sendo um dos maiores desafios do Governo, visto que mesmo tendo disponível facilidade como o programa Minha Casa, Minha Vida, que já promoveu inúmeros sonhos realizados, muitos brasileiros ainda não conseguiram adquirir um imóvel.

De acordo com informações do portal Revista dos Benefícios, Haddad está se preparando para implementar um pacote de medidas que tem como intuito impulsionar o mercado de crédito imobiliário no Brasil.

O anúncio foi feito pelo Ministro da Fazenda, que destacou a importância de desenvolver esse setor, que é mais avançado em outras nações, mas no país ainda está muito atrasado.

As medidas oficiais serão anunciadas em abril, mas o que foi adiantado por Haddad é que ficará mais facilitado o processo de financiamento de imóveis.

A ideia é permitir que os bancos vendam os contratos de financiamento imobiliário que estão em sua carteira, que são conhecidos como “recebíveis”, para empresas interessadas.

Desse modo, os bancos liberam espaço em seus balanços e podem oferecer novos financiamentos imobiliários. Isso porque um financiamento habitacional costuma ter um prazo de até 30 anos e por ser um investimento de longo prazo, as instituições financeiras limitam a concessão desse tipo de crédito.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante reunião ministerial, no Palácio do Planalto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante reunião ministerial, no Palácio do Planalto (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

O QUE DIZ O MINISTRO DA FAZENDA, FERNANDO HADDAD?

Mesmo com os subsídios do Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal, o financiamento habitacional continua sendo de risco e com um retorno extenso.

“Vamos supor que o banco vendeu uma casa parcelada com garantia do imóvel para quem quer que seja. Esse ativo do banco, esse recebível do banco, tem um mercado secundário muito robusto no mundo desenvolvido. Não fica na carteira do banco. O banco logo revende e abre espaço no seu balanço para financiar outro imóvel”, justificou Haddad.

O ministro de Lula pontuou que o crédito imobiliário é essencial para a classe média e trabalhadora, que terão boas notícias com as medidas anunciadas para o próximo mês.

“Então eu penso que a classe média, a classe trabalhadora, vão ter novidades, boas novidades a comemorar no futuro próximo com a edição dessa medida ainda, possivelmente no começo de abril, a partir da semana que vem”, afirmou Haddad, animado com a novidade de grande impacto aos brasileiros que precisam comprar imóveis próprios.

Fernando Haddad, Ministro da Fazenda (Imagem Reprodução Internet)
Fernando Haddad, Ministro da Fazenda (Foto: Reprodução / Gov)

COMO PARTICIPAR DO MINHA CASA, MINHA VIDA?

Criado em 2009, o Minha Casa, Minha Vida é um programa do Governo que ajuda a transformar em realidade o sonho da casa própria. Ele tem por intuito combater o déficit habitacional e possibilitar uma moradia digna para famílias de baixa renda.

O subsídio é um valor fornecido pelo Governo como uma ajuda para que muitos brasileiros consigam adquirir o imóvel próprio. Ele é usado para reduzir o montante do financiamento, como se fosse um desconto aplicado.

Para se cadastrar no programa, é necessário que o interessado atenda a certos pré-requisitos, como não estar envolvido com nenhum outro financiamento habitacional e ter uma renda que atenda aos limites estipulados.

Esse auxílio é uma ótima chance para sair do aluguel e manter as contas dentro do orçamento. O Minha Casa, Minha Vida segue mudando a vida de milhares de brasileiros. Procure uma construtora do imóvel desejado, a Caixa Econômica Federal ou a Prefeitura da sua cidade para se inscrever no programa.

O sonho da casa própria está mais fácil de realizar a quem recebe auxílio do governo (Foto: Reprodução/ Divulgação)
Minha Casa, Minha Vida realiza o sonho da casa própria (Foto: Reprodução / Gov)

 

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!