Idosos podem receber desconto surreal na hora de trocar o carro; saiba como conseguir


Idosos carro novo Multa condutor benefício Lula no Salão do Automóvel em São Paulo (Foto: Reprodução)
Idoso no Salão do Automóvel em São Paulo (Foto: Reprodução)

No Brasil, a categoria considerada idosa engloba indivíduos com mais de sessenta anos. Com as melhorias nas condições de vida, é cada vez mais frequente ver pessoas nessa faixa etária mais saudáveis e ativas. Um dos benefícios conquistados é o direito à fila prioritária. No entanto, todos os idosos têm acesso a descontos na compra de um carro novo?

Na prática, esse benefício não se estende a todos os idosos. Para obter o desconto, é preciso ter alguma condição física que se enquadre no desconto destinado a Pessoas com Deficiência (PcD). Esse “desconto” refere-se à isenção de impostos, como IPI, ICMS e IOF. Em alguns estados, o IPVA também pode fazer parte desse pacote.

ESPORTE Igor Paixão não se cala e se manifesta pela 1ª vez após racismo de jornal espanhol: “Não passarão”

Portanto, em princípio, o que permite a um idoso ter um desconto na compra de um veículo não é estritamente a idade, mas sim algumas condições mais comuns associadas à terceira idade, como problemas na:

  • Coluna;
  • Joelhos;
  • Quadril;
  • Mobilidade reduzida;
  • Audição;
  • Visão (como passageiro).

É importante ressaltar que o idoso não precisa ser necessariamente o motorista para usufruir desse benefício. Contudo, nos casos em que não for o condutor, é necessário que os responsáveis legais comprovem a relação.

Idosos podem receber desconto

Idosos Financiamento do carro popular pode chegar a 100% do automóvel (Foto: Reprodução)
Financiamento do carro popular pode chegar a 100% do automóvel (Foto: Reprodução)

Laudos médicos O idoso que possui alguma condição que garanta o desconto na aquisição de um carro novo precisa apresentar, no momento da compra, um laudo médico que comprove a existência de alguma dificuldade de mobilidade.

Em seguida, é necessário comparecer a uma agência da Receita Federal para solicitar a isenção de impostos. Aqueles que possuem cadastro no Gov.br também podem fazer a solicitação de isenção por meio dessa plataforma.

Projeto de Lei: Há um Projeto de Lei, proposto pelo Deputado Federal Alexandre Frota (PSDB-SP), que propõe a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a compra de carros por idosos. O texto sugere que a isenção seja limitada a um carro nacional por idoso. Além disso, o benefício só poderia ser utilizado a cada cinco anos para a compra de veículos com motorização de até 2 mil cilindradas (2.0), movidos a combustíveis renováveis, ou seja, híbridos ou elétricos.

No entanto, o Projeto de Lei não fornece uma estimativa de impacto orçamentário e financeiro, o que é uma informação crucial, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Olá, sou um jornalista freelancer apaixonado por contar histórias e transmitir informações de forma clara e objetiva. Com vasta experiência em diversas áreas, desde esportes até tecnologia e cultura, busco sempre trazer um olhar único e envolvente aos meus trabalhos. Minha versatilidade e comprometimento com a qualidade jornalística me permitem entregar conteúdos que atendam às necessidades do site de maneira ágil e precisa.