Notícias

Ainda não tem a CARTEIRA DO IDOSO? Conheça o PASSO A PASSO para SOLICITAR o documento ONLINE HOJE (11)


Siga o passo a passo para emitir a carteira do idoso pela internet (Fotos: Reprodução/ Freepik/ Gov.br/ Montagem)

A Carteira do Idoso é um direito às pessoas de 60 anos ou mais, emitido pela SNAS (Secretaria Nacional de Assistência Social), e regido pelo Estatuto do Idoso, a Lei 10.741/03, que proporciona o acesso gratuito ou com descontos, prioridade de atendimentos e preferências sociais. A solicitação pode ser feita pela Internet, de maneira online e gratuita.

+Pagamento duplo a aposentados: Comunicado oficial do INSS confirma grande VITÓRIA nesta quinta (11/04)

A Carteira do Idoso pode ser solicitada por qualquer pessoa com 60 anos completos ou de mais idade que não possua comprovação de renda ou que receba até 2 salários mínimos (R$2.824, atualmente). Para facilitar, a solicitação desse documento vantajoso ao grupo de idosos brasileiros pode ser feita pela Internet também.

+PELE ESCURA? Aprenda a CLAREAR regiões sensíveis como AXILAS, VIRILHAS E COXAS em 3 INGREDIENTES naturais

Carteira do Idoso: documento do Governo oferece benefícios (Foto: Reprodução/ Divulgação/ Gov.br)
Carteira do Idoso: documento do Governo oferece benefícios (Foto: Reprodução/ Divulgação/ Gov.br)

Para fazer a solicitação presencial, é necessário que se esteja inscrito, primeiramente, no Cadastro Único (CadÚnico). Se não estiver inscrito, pode fazer essa inscrição no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) mais próximo, onde se receberá mais orientações para obter a inscrição.

+FIM do IPTU e IPVA aos aposentados do INSS: Como dar fim aos pagamentos em apenas 2 passos simples

Para fazer a solicitação da Carteira do Idoso online também é muito fácil, prático e sem burocracias maiores: Basta acessar o site da Internet do Gov.br; clicar na opção ‘iniciar’ ou ‘crie sua conta’ (caso ainda não tenha uma); preencha todos os dados de conta, seja senha e login.

Veja também

Idosos acessando pelo notebook o Gov.br para solicitar documento de benefícios (Foto: Reprodução/ Freepik)
Idosos acessando pelo notebook o Gov.br para solicitar documento de benefícios (Foto: Reprodução/ Freepik)

Procure no Gov.br pela opção ‘Emitir Carteira do Idoso’; siga as instruções para fazer o preenchimento do formulário de solicitação, dentre elas, são exigidas nome completo, número do CPF, data de nascimento e mais; separe e encaminhe a documentação solicitada, como foto e comprovante de renda, por exemplo.

+Acaba de ser confirmado: Notícia mais esperada do INSS nesta quinta-feira (11) e restituição aos aposentados

Averigue se todos os dados estão corretos e todos documentos e fotos estão legíveis antes de fazer o encaminhamento. A partir daí, uma análise será feita para o pedido de emissão de sua Carteira do Idoso, caso seja aprovada em pouco tempo, ela já estará disponibilizada para o download e impressão necessária.

Exemplo da carteira do idoso emitia online e disponível para download e impressão (Foto: Reprodução/Internet)
Exemplo da carteira do idoso emitia online e disponível para download e impressão (Foto: Reprodução/Internet)

+Sofre com QUEDA CAPILAR? Veja 7 SOLUÇÕES de remédios feitos EM CASA para acabar com os CABELOS CAINDO

Todos estados emitem a Carteira do Idoso?

Sim, esse é um direito adquirido e garantido por lei aos idosos brasileiros, no entanto, nem todos os municípios têm as mesmas regras e procedimentos, portanto, verifique de acordo com sua região, quais são os critérios e os benefícios variados que as prefeituras locais oferecem diante desse benefício aos idosos.

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo Aaron Tura Tv

Aaron Tura

💬 Jornalista | Colunista @ATardeESua @TVFOCOoficial @oficialSUPERPOP

@aarontura

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.