Notícias

Idosos têm benefício inesperado confirmado pelo Governo e notícia causa choque


Idosos têm benefício inesperado confirmado pelo Governo (Foto: Reprodução/ Maxi Educa)

Embora grande parte da população não saiba, os idosos têm direito a diversos benefícios importantes estipulados por lei e garantido pelo Governo, para qualquer pessoa que tem idade igual ou superior a 60 anos. Por isso, a Carteira do Idoso é um documento que garante inúmeros benefícios e que ajuda os brasileiros a acessarem serviços como o transporte público coletivo sem qualquer custo, mas essas pessoas também podem conseguir ainda mais coisas, como a isenção do Imposto de Renda (IR).

Unhas fracas e sem brilho? Confira os remédios caseiros que mudarão a sua vida agora mesmo

Embora muitas pessoas não saibam, as pessoas da terceira idade que fazem parte dos aposentados e pensionistas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também podem estar sujeitos à declaração deste imposto. Contudo, boa parte da população pode ter direito a isenção do Imposto de Renda, mas para isso você precisa atender a determinados critérios.

Idosos do INSS recebem pacote de benefícios (Foto: Reprodução/Internet)
Idosos do INSS recebem pacote de benefícios (Foto: Reprodução/Internet)

Tinta preta para cobrir os fios brancos nunca mais! Veja como deixar o seu cabelo impecável

Veja os critérios para ser isento(a) do Imposto de Renda:

Não passe mais perrengue! Descubra cobrir os fios grisalhos sem químicos e com dois ingredientes

  • Renda Mensal: aposentados com renda mensal de até R$ 1.903,98 são isentos do IR, independentemente da idade;
  • Idade e Renda Combinadas: para aposentados com 65 anos ou mais, a isenção se aplica a uma renda mensal de até R$ 3.807,96. Esta faixa de isenção beneficia aqueles que estão na terceira idade, reconhecendo a necessidade de um suporte financeiro adicional;
  • Aposentadoria por Doenças Graves: aposentados de qualquer idade que sejam diagnosticados com doenças graves estão isentos do IR. Entre as condições reconhecidas estão a tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla, neoplasia maligna, cegueira, entre outras.

Milhões! Conheça os signos que podem se tornar milionários em março

É idoso? Então saiba como solicitar benefício:

Corinthians desiste oficialmente de grande contratação para 2024 e pega todos de surpresa

  • Verificação dos Critérios de Elegibilidade: antes de iniciar o processo, o aposentado(a) deve verificar se atende aos critérios de elegibilidade mencionados acima.
  • Documentação Necessária: para aposentados por doenças graves, é imprescindível ter em mãos um laudo médico oficial que comprove a condição de saúde.
  • Acesso ao Meu INSS: o próximo passo é acessar o site ou aplicativo do Meu INSS e selecionar a opção “Novo Pedido”.
  • Solicitação de Isenção do IR: no campo de busca, digite “Isenção de Imposto de Renda” e selecione o serviço/benefício correspondente. Leia atentamente as instruções e preencha os campos solicitados.
  • Agendamento da Perícia Médica: se aplicável, aguarde ser convocado para uma perícia médica, onde será avaliada a condição de saúde em relação à isenção por doença grave.
  • Declaração do Imposto de Renda: após a aprovação da isenção, proceda com a declaração do IR, inserindo as informações pertinentes à isenção recebida.
  • Análise do Pedido: o INSS analisará o pedido dentro de um prazo aproximado de 45 dias após a realização da perícia médica.
Não declarar Imposto de Renda pode trazer problemas, mas para alguns idosos não (Foto: Reprodução/Internet)
Não declarar Imposto de Renda pode trazer problemas, mas para alguns idosos não (Foto: Reprodução/Internet)

Negócio fechado! Atlético-MG renova com Hulk e torcida pode comemorar

Autor(a):

Prazer, meu nome é Sandra Ribeiro, tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Meu interesse em gerar conteúdo significativo é o que me motiva diariamente, por isso, produzir coisas significativas, que me ajude a aprender e crescer me torna uma pessoa realizada na área que tanto amo. Além de adorar escrever e desenvolver matérias, eu sou apaixonada por marketing digital, assessoria de impresa e quase todas as outras áreas que a comunicação engloba. No entanto, o jornalismo não é o único no meu coração. Por isso, quando não estou trabalhando ou fazendo cursos, você pode ter certeza que estou me aventurando em algum livro novo ou vendo algum filme antigo. Espero que você se sinta mais informado(a) com as notícias que ler por aqui e ficarei contente em te encontrar outras vezes. Até mais 😉