Notícias

INSS anuncia novas regras para acesso de auxílio-doença; confira as mudanças!


INSS anuncia novas regras para acesso de auxílio-doença; confira Foto: Reprodução

Recentemente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) agregou certas mudanças importantes no processo de solicitação do auxílio-doença, agora batizado de benefício por incapacidade temporária.

INSS anuncia novas regras para acesso de auxílio-doença; confira
INSS anuncia novas regras para acesso de auxílio-doença; confira Foto: Reprodução

Governo libera pagamento histórico para beneficiários do Bolsa Família e do INSS; veja quem pode receber

As novas regras possuem o poder de facilitar e agilizar o acesso dos trabalhadores a esse suporte financeiro essencial em momentos de necessidade. De modo histórico, obter o auxílio-doença se tratava de ter que enfrentar longas esperas por conta da necessidade de perícias médicas presenciais, causando muita frustração e atrasos para as pessoas.

Já com as novas implementações, o INSS visa modernizar a tornar ainda mais eficiente o processo, trazendo benefício para diversos trabalhadores.

Uma das principais transformações é a chance de fazer a análise de atestados médicos remotamente, não tendo mais que realizar esse processo de modo presencial, nas agências do INSS. Essa mudança garante reduzir de modo significativo o tempo de espera e facilitar o pedido do auxílio.

Veja também

Desde o dia 26 de abril de 2024, os trabalhadores incapacitados para o trabalho por razões de saúde têm a oportunidade de requerer o auxílio-doença de modo digital, pelo sistema Atestmed. Isso faz com que os atrasos causados pela falta de peritos médicos sejam amenizados e gera um processo mais direto e menos burocrático.

O processo de perícia por atestado acontece de modo completamente online e acessível pelo portal Meu INSS. Os solicitantes precisam anexar ao sistema seus atestados médicos, que têm de conter dados importantes como sua data de emissão, diagnóstico preciso, tempo de repouso recomendado e dados do médico responsável. Vale ressaltar que o documento seja recente e emitido no máximo há 90 dias antes do pedido.

INSS anuncia novas regras para acesso de auxílio-doença; confira
INSS anuncia novas regras para acesso de auxílio-doença; confira Foto: Reprodução

E agora? STF faz alterações no cálculo da aposentadoria do INSS e assusta aposentados; veja

A fim de fazer a solicitação do auxílio-doença de modo digital, o trabalhador precisa acessar o portal Meu INSS, selecionar a opção para envio do atestado médico e seguir todas as instruções indicadas.

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo Aaron Tura Tv

Aaron Tura

💬 Jornalista | Colunista @ATardeESua @TVFOCOoficial @oficialSUPERPOP

@aarontura

SEGUIR AGORA

Tenho 23 anos e estou cursando o último semestre de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Minha maior paixão, desde sempre, foi a escrita, e usar o Jornalismo para tocar a vida das pessoas.