Notícias

INSS faz novo MUTIRÃO em mais de 10 estados do Brasil; benefícios serão APROVADOS


Aposentados do INSS (Foto: Reprodução / Internet)

Aproximadamente 2,5 mil beneficiários do INSS estão programados para serem atendidos durante o fim de semana do Sábado (27) ao Domingo (28), por meio de um mutirão. Onze estados serão englobados por essa iniciativa, cujo propósito é diminuir a quantidade de pedidos que requerem avaliação médica. Serão conduzidas avaliações médicas iniciais para aprovação do Benefício por Incapacidade Temporária (popularmente conhecido como Auxílio-Doença) e do Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência (BPC/Loas).

O atendimento mutirão será executado por 50 peritos, membros da equipe do INSS, que desde o mês de Julho aderiram ao Programa de Enfrentamento da Fila da Previdência Social.

Anvisa arrancou marca de arroz dos mercados após identificar o descumprimento das normas de higiene

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já iniciou o contato com os beneficiários que podem ter atendimento antecipado. As localidades que receberão a vantagem da Avaliação Médica são as seguintes:

Amazonas – Manaus

Veja também

Ceará – Camocim

Goiás – Trindade

Maranhão – Pedreiras e Balsas

Minas Gerais – Betim e Almenara

Pará – Santarém

Paraíba – Cajazeiras, Patos e Pombal

Paraná – Telêmaco Borba e Ibaiti

Pernambuco – Vitória de Santo Antão

Rio de Janeiro – Duque de Caxias

Rio Grande do Sul – Palmeira das Missões, Osório e Santo Antônio da Patrulha.

Ainda sobre o INSS

Símbolo do INSS (Foto: Reprodução/ Internet)
Símbolo do INSS que terá mutirão aos beneficiários (Foto: Reprodução/ Internet)

A concepção de um sistema de previdência social no Brasil começou a ser debatida no final do século XIX, mas foi somente em 1923 que o país estabeleceu o primeiro sistema de aposentadoria por intermédio do Decreto Legislativo nº 4.682. Entretanto, esse sistema era limitado e direcionado majoritariamente aos servidores públicos. Em 1966, durante o período do governo militar, o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) foi estabelecido, centralizando a administração previdenciária e unificando os diversos regimes existentes até então.

No ano de 1990, durante a gestão de Fernando Collor de Mello, o INPS foi abolido e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi instituído por meio da Lei nº 8.029. Essa mudança também representou uma transição do sistema previdenciário público para um sistema mais orientado à seguridade social.

Ao longo dos anos, o Brasil passou por múltiplas reformas previdenciárias para adaptar o sistema às transformações demográficas e econômicas. Tais reformas buscaram adequar as normas para a concessão aos beneficiários, idades mínimas e tempo de contribuição, com o propósito de garantir a sustentabilidade do sistema. O INSS tem investido em digitalização e modernização de seus serviços e fazer mutirão, com o objetivo de simplificar o acesso dos cidadãos aos benefícios previdenciários e agilizar os processos de solicitação e aprovação.

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo Aaron Tura Tv

Aaron Tura

💬 Jornalista | Colunista @ATardeESua @TVFOCOoficial @oficialSUPERPOP

@aarontura

SEGUIR AGORA

Olá, sou um jornalista freelancer apaixonado por contar histórias e transmitir informações de forma clara e objetiva. Com vasta experiência em diversas áreas, desde esportes até tecnologia e cultura, busco sempre trazer um olhar único e envolvente aos meus trabalhos. Minha versatilidade e comprometimento com a qualidade jornalística me permitem entregar conteúdos que atendam às necessidades do site de maneira ágil e precisa.