PUBLICIDADE

BENEFÍCIOS

Isenção colossal na conta de luz, fim de imposto temido e mais um benefício: 3 vitórias aos idosos 65+

30/06/2024 às 9:00

Conta de luz, imposto e idosos (Foto: Reprodução / Canva / Montagem AaronTuraTV)
Conta de luz, imposto e idosos (Foto: Reprodução / Canva / Montagem AaronTuraTV)

O Estatuto da Pessoa Idosa prevê uma série de benefícios aos idosos

Com direito a isenção colossal na conta de luz, fim de imposto temido e academia gratuita chegam como uma grande vitória aos idosos acima de 65 anos.

É que existe uma vasta lista de benefícios aos idosos no Brasil. Uma pesquisa do IBGE revelou que mais de 32 milhões de pessoas acima dos 60 anos de idade vivem no país. Para garantir conforto e bem-estar, diversas ações estão em vigor para esse grupo. Algumas delas são promovidas pelo Governo Federal, envolvendo as contas básicas residenciais.

SAIBA MAIS! Fim da linha para beneficiários do Bolsa Família: Saiba como agir para não ter pagamento bloqueado

Desde 2002 por exemplo, a Tarifa Social de Energia Elétrica é válida para consumidores de baixa renda e oferece descontos de até 100% na conta de luz. O benefício é disponibilizado de acordo com o consumo mensal e varia entre cada família que viva em ambientes residenciais.

Segundo as informações do Ministério de Minas e Energia, o foco é a subclasse social e alguns grupos específicos que estejam com os dados em dia no CadÚnico. Isso engloba também os idosos, até mesmo aqueles que recebem salário do INSS, desde que se enquadrem nas regras.

Veja também

De acordo com informações do portal UOL, o primeiro requisito é ter renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Já os dois passos é se inscrever no CadÚnico (Cadastro Único), comparecendo ao CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do seu município e em seguida, comprovar todos os dados (caso seja elegível ao programa).

Eletricidade Tarifa Social de Energia (Foto: Divulgação)
Tarifa Social de Energia Elétrica também engloba idosos (Foto: Reprodução / Canva)

QUAIS SÃO OS OUTROS 2 BENEFÍCIOS DISPONÍVEIS?

Hidroginástica e academia de graça: Os idosos têm direito à prática de hidroginástica e acesso gratuito a academias, com o objetivo de promover a saúde e bem-estar físico. É necessário consultar as exigências de cada estado.

Isenção de pagamento de IPTU: Os idosos podem solicitar a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) se atenderem aos requisitos estabelecidos pela legislação de cada município.

Idosos podem receber isenção (Imagem Reprodução Internet)
Idosos podem receber isenção do IPTU (Foto: Reprodução / Canva)

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
Botão Fechar PushOnSite