Diretas

LIBERADO HOJE (02/06) +1 lote do CARTÃO de ÔNIBUS dos IDOSOS de 60 anos pra cima


Idosos andando de ônibus (Foto: Reprodução / Canva)

Idosos com mais de 60 anos possuem benefícios incríveis

Muitos idosos se perguntam como podem aproveitar do benefício do cartão do idoso para ônibus, que lhes assegura acesso gratuito ou descontos em viagens interestaduais.

A saber, o cartão do idoso para ônibus é destinado a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, desde que tenham renda igual ou inferior a dois salários mínimos.

SAIBA MAIS! Grande vitória: Devolução de Valores pelo Banco do Brasil vai beneficiar IDOSOS de 60 anos pra cima

O artigo 39 da lei 10.741/2003 do Estatuto da Pessoa Idosa prevê apenas que pessoas com 65 anos ou mais não paguem para andar de ônibus e metrô.

Só que em algumas cidades e estados, a gratuidade no transporte público coletivo foi regulamentada para quem tem idade entre 60 e 64 ano também possa usufruir desse benefício.

Veja também

Nos transportes municipais os idosos possuem direito de andar nos ônibus gratuitamente. Já em viagens interestaduais somente 2 lugares são reservados de graça para esse grupo.

Caso os assentos já estejam reservados, os idosos têm direito a uma passagem com desconto de 50% do valor. Existem 2 formas de conseguir essa grande vitória de acordo com informações do portal Revista dos Benefícios.

Uma das opções é comparecer pessoalmente ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência. Outra opção é solicitar o cartão do idoso para ônibus de forma online. Nesse caso, o processo é ainda mais prático, visto que a emissão é imediata.

O principal benefício do cartão do idoso para ônibus é a garantia de acesso gratuito ou descontos em passagens de ônibus interestaduais. Essa isenção ou redução de tarifas é essencial para permitir que os idosos se desloquem de forma mais acessível e econômica.

ônibus (Reprodução/Internet)
Idosos podem andar de ônibus de graça (Foto: Reprodução / Canva)

IDOSOS SÃO ISENTOS DO IPVA?

A isenção do IPVA pode ocorrer pela dada de fabricação dos veículos. Condutores PCD também podem solicitar a mesma.

A isenção do imposto para quem tem mais de 60 anos não é prevista por Lei de acordo com informações do portal UOL. Porém, é comum que pessoas com a idade mais avançada, acima dos 60 anos, apresentem doenças ou condições físicas restritivas.

Assim, os condutores com doenças determinadas pelo Ministério da Saúde podem solicitar a isenção do IPVA através de laudos médicos que comprovem a sua situação de saúde.

IPVA 2024 (Foto: Reprodução/Internet)
IPVA (Foto: Reprodução / Canva)

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo Aaron Tura Tv

Aaron Tura

💬 Jornalista | Colunista @ATardeESua @TVFOCOoficial @oficialSUPERPOP

@aarontura

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!