PUBLICIDADE

Notícias

Sabor, textura e nutrientes: Verdades e mitos sobre o uso do micro-ondas para preparar ou aquecer alimentos

10/07/2024 às 8:00

Verdades e mitos sobre aquecer ou preparar alimentos no micro-ondas (Foto: Reprodução/ Freepik)
Verdades e mitos sobre aquecer ou preparar alimentos no micro-ondas (Foto: Reprodução/ Freepik)

O eletrodoméstico mais utilizado em momentos de correria é o famoso forno micro-ondas. Quem trabalha fora e leva marmita, esquentar a comida nele é de uma praticidade assustadora. Mas, existem mitos e dúvidas em torno do aparelho de utilidade comum que iremos esclarecer.

Uma delas é o questionamento sobre o micro-ondas mudar ou alterar o sabor dos alimentos após aquecidos ou preparados no eletrodoméstico. Será mesmo que o uso do aparelho tradicional e popular altera o valor nutricional e até mesmo a textura da sua comida?

Verdades e mitos sobre aquecer ou preparar alimentos no micro-ondas (Foto: Reprodução/ Freepik)
Verdades e mitos sobre aquecer ou preparar alimentos no micro-ondas (Foto: Reprodução/ Freepik)

A forma que o micro-ondas distribui o calor na preparação ou aquecimento dos alimentos é bem diferente em comparação ao fogão. Acontece que no preparo comum com a chama e panela, o calor começa da parte externa, garantindo um cozimento de fora para dentro.

Já no forno micro-ondas, acontece exatamente o contrário: o aquecimento vem de dentro para fora, pois há uma interação do eletrodoméstico com as moléculas de água dos alimentos. Por isso, muitas vezes, sentimos um gosto diferente na comida, mudando a textura e sabor.

Caso o alimento que irá preparar ou aquecer tiver mais água em sua composição, o sabor da comida fica bem mais próximo ao original, mas os alimentos com menos água tendem a ficarem mais secos e alterados em sua saborosidade. Por isso mesmo que, dependendo do prato que se aquece no micro-ondas, ele não fica tão saboroso quanto um preparado e aquecido de maneira tradicional.

Existem alguns alimentos que não devem ir ao micro-ondas (Imagem: Reprodução)
Existem alguns alimentos que não devem ir ao micro-ondas (Foto: Reprodução/ Internet)

Diferente do que muitos podem pensar, devido essas alterações de textura e sabor, o forno micro-ondas possui tendência maior em manter os valores nutricionais dos alimentos, preservando todos os nutrientes ao preparar ou aquecer. Quanto mais cozidas as comidas, menos perda de nutrientes diante deste eletrodoméstico tão útil do cotidiano.

Veja também

Seja descongelando alimentos, esquentando a marmita, aquecendo uma comida que estava na geladeira em casa, preparando uma receita que necessita do forno micro-ondas, atente-se sempre ao tempo, quantidade de água presente na comida e garanta nutrientes frescos, textura adequada e sabor mais próximo do original.

O que se deve atentar ao preparar alimentos no micro-ondas?

É essencial que o tempo de cozimento de um alimento no forno micro-ondas seja monitorado de perto, evitando que se perca a textura da comida, ou seja, sem a devida atenção, alguns alimentos tendem a ficarem mais secos, com por exemplo as carnes que tendem a terem textura emborrachadas. Fique sempre de olho!

Thumbnail Video Youtube Botão Play do Youtube

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
Botão Fechar PushOnSite