Notícias

Tome cuidado: não informe o seu CPF em farmácias; saiba o motivo


Não forneça seu CPF em farmácias (Imagem Reprodução Internet)

Tenha bastante cuidado, caso você forneça o seu CPF em farmácias

Você já se perguntou o motivo pelo qual pedem tantas vezes o seu CPF no momento em que você compra nas farmácias? O que pode de início parecer uma simples prática tributária, na verdade, acaba escondendo riscos que todos nós, consumidores, devemos ficar atentos.

Assim, caso você não saiba, essa prática pode não ser muito boa para o consumidor. O CPF nada mais é do que a chave de acesso à sua identidade fiscal e financeira. As farmácias, ao solicitar o dado, argumenta ser para a emissão da nota fiscal.

+ Tem 60 anos ou mais? Governo libera CPFs elegíveis de IDOSOS para receber GRANA EXTRA; Entenda seu DIREITO

Porém, a prática pode acabar ultrapassando o limite da necessidade tributária, abrindo assim portas para a coleta de informações pessoais adicionais, como nome, telefone, e-mail, e até mesmo seu histórico de compras.

A coleta de dados pode parecer algo inofensivo, mas já parou para pensar o que pode acontecer com essas informações? Elas podem ser armazenadas, usadas para fins de marketing, vendidas ou, em casos mais extremos, vazadas, expondo você a riscos como fraudes e clonagem de identidade.

Veja também

+ Atenção: nova lei do CPF já está ativa e pega brasileiros de surpresa

Você pode escolher 

É bastante importante você saber que possui direitos. Em lugares como o estado de São Paulo, por exemplo, existe legislação que proíbe as farmácias de exigirem o CPF.

Então, lembre-se sempre, você pode e deve questionar o uso do seu CPF e optar por não fornecê-lo, protegendo assim a sua privacidade e segurança.

Nota fiscal: Fornecer Rede de farmácias e CPF (Foto: Reprodução / Pronatec)
Rede de farmácias e CPF (Foto: Reprodução / Pronatec)

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo Aaron Tura Tv

Aaron Tura

💬 Jornalista | Colunista @ATardeESua @TVFOCOoficial @oficialSUPERPOP

@aarontura

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.