PUBLICIDADE

Notícias

Não se desespere! Governo garante benefícios aos desempregados; veja como receber

11/07/2024 às 14:30

Não se desespere! Governo garante benefício aos desempregados (Foto: depositphotos)
Não se desespere! Governo garante benefício aos desempregados (Foto: depositphotos)

Embora seja muito conhecido entre os CLTs (Consolidação das Leis do Trabalho), é importante que o Seguro-Desemprego nada mais é do que um dos benefícios da Seguridade Social, que tem a objetivo principal garantir assistência financeira temporária ao trabalhador dispensado involuntariamente, ou seja, sem justa causa. No entanto, nem todo mundo sabe, mas o Governo também garante alguns importantes benefícios para as pessoas que estão desempregadas.

Conheça agora os benefícios que o governo garante aos desempregados

Já não é mais novidade que ficar sem emprego é um verdadeiro pesadelo para milhões de brasileiros, principalmente quando as contas começam a se acumular. Sendo assim, é crucial saber dos seus direitos, para que você não passe por dificuldades no futuro.

Cuidado! Dormir de maquiagem pode te causar MUITOS problemas; veja o que isso faz com a sua pele

Governo garante benefícios aos desempregos (Foto: Jeso Carneiro/Flickr)Governo garante benefícios aos desempregos (Foto: Jeso Carneiro/Flickr)

Um dos benefícios mais conhecidos é o Seguro-Desemprego. Ele nada mais é do que o suporte inicial para quem perde o emprego sem justa causa. Calculado com base na média salarial dos últimos três meses, este benefício se destina a ajudar temporariamente o trabalhador, permitindo que ele se reorganize sem o peso imediato das despesas.

Veja também

Além dele, o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) funciona como uma poupança forçada, onde o empregador deposita 8% do salário mensalmente. Por isso, em situações de desemprego, é possível acessar esse montante. Seja pela demissão sem justa causa, com direito à retirada integral mais uma multa de 40%, ou após três anos sem emprego, o FGTS pode ser um recurso valioso.

Briga entre gigantes! Contrato de Coutinho com o Vasco tem cláusula milionária para afastar o Flamengo

Outro auxílio importante é o auxílio doença. Conhecido como ‘Benefício por Incapacidade Temporária’, esse benefício é destinado a quem está impossibilitado de trabalhar devido a acidentes ou enfermidades. Entretanto, é crucial salientar que mesmo desempregados podem ter direito a este benefício, desde que cumpram certos requisitos legais, como o tempo mínimo de contribuição ao INSS.

Ficou desempregado: auxílio do seguro-desemprego garante no mínimo, 1 salário (Foto: Reprodução/ FreePik/ Montagem Gustavo Melo)
Ficou desempregado: auxílio do seguro-desemprego garante no mínimo, 1 salário (Foto: Reprodução/ FreePik/ Montagem Gustavo Melo)

Fim de novela! Atlético-MG chega a acordo com o Corinthians por Fausto Vera: “R$ 24,7 milhões”

Autor(a):

Prazer, meu nome é Sandra Ribeiro, tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Meu interesse em gerar conteúdo significativo é o que me motiva diariamente, por isso, produzir coisas significativas, que me ajude a aprender e crescer me torna uma pessoa realizada na área que tanto amo. Além de adorar escrever e desenvolver matérias, eu sou apaixonada por marketing digital, assessoria de impresa e quase todas as outras áreas que a comunicação engloba. No entanto, o jornalismo não é o único no meu coração. Por isso, quando não estou trabalhando ou fazendo cursos, você pode ter certeza que estou me aventurando em algum livro novo ou vendo algum filme antigo. Espero que você se sinta mais informado(a) com as notícias que ler por aqui e ficarei contente em te encontrar outras vezes. Até mais 😉

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
Botão Fechar PushOnSite