A famosa plataforma internacional de streaming da Netflix está em uma verdadeira polêmica em seus bastidores aqui no Brasil, ainda mais após trazer alterações na forma de cobrar os seus assinantes.
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Potente no mercado lá fora, aqui no país, a Netflix perdeu a força, isso desde os tempos da pandemia da Covid-19, quando muitos brasileiros fizeram cortes de gastos no orçamento de casa e cortaram a assinatura em definitivo ou usaram de uma estratégia.
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Os consumidores que não queriam ficar sem o serviço da plataforma, pensaram em uma saída e começaram a dividir a mesma assinatura com 3 a 5 pessoas pagando um único valor. Pensando nisso, a Netflix decidiu barrar o ‘jeitinho brasileiro’, fato que gerou polêmica e foi parar nos ouvidos do Procon.
Para isso, a Netflix decidiu cobrar um valor adicional de R$ 12,90 por assinatura para quem use aquela conta fora da casa cadastrada na conta principal do streaming.
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Vale lembrar que o preço mensal da plataforma é dos mais ‘salgados’ do mercado dos streamings, e esta nova regra, que já vinha sido usada em outros país e chegou ao Brasil recentemente, deixou os clientes incomodados.
Com isso, o Procon, que preza pelo Código de Defesa do Consumidor como sua principal diretriz, sabe muito bem o que a Netflix vem fazendo no Brasil e deram um prazo curto de até 5 dias para que o streaming faça suas alegações das mudanças, que serão analisadas se estão conforme a lei, com chances de caírem por terra.
A cobrança adicional nas assinaturas da Netflix serão analisadas, dando prioridade aos clientes que registraram suas reclamções no órgão que protege o consumidor brasileiro, que por acaso, consideram isso um abuso dos ‘gringos’.
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O que o Procon quer saber da Netflix?
Os estados de São Paulo, Maranhão, Paraná e Rio Grande do Sul tiveram reclamações contra a Netflix registradas no Procon. A Netflix deverá esclarecer como funciona os novos termos e o que é considerada a residência física (ou principal) do usuário.