Diretas

Alerta: Nova lei do FGTS cai como uma bomba para a Caixa e provoca RISCO em outro benefício do GOVERNO


Caixa controla os recursos do FGTS (Foto: Reprodução / Internet)

Nova lei do FGTS cai como uma bomba

Tente não se impactar ao saber detalhes sobre a nova lei do FGTS que acaba provocando terror e até mesmo assombrando outro benefício essencial do Governo Federal.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS, para quem não sabe, é um fundo criado com o intuito de proteger o trabalhador que for demitido sem justa causa.

SAIBA MAIS! Alerta: Caso você caia no golpe do PIX é necessário realizar esse procedimento para não ficar no prejuízo

Dessa forma, uma nova lei do FGTS acaba de cair como uma verdadeira bomba para a Caixa Econômica Federal, responsável por administrar os recursos, pois ela irá afetar diretamente outro benefício que é fundamental para os brasileiros: o Programa Minha Casa, Minha Vida.

Um dos grandes acertos do governo petista foi justamente investir nesse modelo, beneficiando milhares de brasileiros que puderam realizar o sonho da casa própria.

Acontece que desde a pandemia no antigo Governo Bolsonaro, foi estipulado o saque-aniversário do FGTS. Esse benefício é uma forma do trabalhador pegar um saldo de até um salário mínimo do seu Fundo de Garantia.

Antigamente isso só era possível em casa de demissão sem justa causa ou através de programas como o Minha Casa, Minha Vida.

De acordo com informações do portal Poder360, a Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) teria reclamado de uma medida feita pelo Ministério das Cidades, que liberaria os recursos do FGTS também em caso de um pedido de demissão.

ATENÇÃO: Como descobrir se VOCÊ tem dinheiro em conta inativa no FGTS (Reprodução/Internet)
Caixa controla o FGTS (Foto: Reprodução / Internet)

QUAL O MOTIVO QUE IMPACTARIA O MINHA CASA, MINHA VIDA?

A justificativa foi que a proposta poderia causar um impacto negativo no programa habitacional do Governo Federal.

Para quem não sabe, o programa tem como missão entregar até dois milhões de moradias em quatro anos de Governo Lula. Mas com a notícia divulgada, pode ser que o programa venha a encontrar empecilhos nesse caminho.

Com os trabalhadores podendo fazer retiradas do FGTS para outras finalidades, faltará recursos para aqueles que desejam utilizar o montante para um financiamento pelo Minha Casa, Minha Vida e também para o Governo que usaria os recursos que ficam ‘presos’.

A Caixa deve enviar os cálculos do impacto diretamente à Casa Civil como sinal de alerta sobre os potenciais prejuízos das mudanças no saque-aniversário.

Desse modo, dependendo do que for analisado, órgão poderá bater o martelo sobre a viabilidade da medida, que de certa forma também ajudaria milhões de brasileiros.

FGTS e Programa Minha Casa, Minha Vida (Foto: Reprodução / Internet)
FGTS e Programa Minha Casa, Minha Vida (Foto: Reprodução / Internet)

 

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!