Diretas

Novo valor do INSS surpreende a todos : FESTA NO BRASIL


Lula (Foto: Reprodução)

É verdade que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento de diversos benefícios previdenciários no Brasil, como aposentadorias, pensões e auxílios. Esses benefícios destinam-se aos segurados do INSS, que contribuem para a Previdência Social ao longo de sua vida laboral.

No entanto, é importante ressaltar que o acesso aos benefícios do INSS segue critérios específicos estabelecidos por lei, como idade mínima, tempo de contribuição, condições de saúde, entre outros requisitos. Portanto, nem todas as pessoas podem automaticamente usufruir desses benefícios, pois necessita-se atender às exigências estabelecidas pelo sistema previdenciário.

Uma nova regra de pagamento que permite a inclusão de um novo grupo de beneficiários, é importante obter mais informações sobre essa novidade. Por favor, continue lendo para descobrir como é possível ter acesso a essa nova regra e aos respectivos pagamentos.

Ficar atento às atualizações do INSS e obter orientações de profissionais especializados na área previdenciária também é fundamental para compreender e usufruir corretamente dos benefícios disponíveis.

Inicialmente, é de amplo conhecimento que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) provê pagamentos de auxílios variados para atender a diferentes circunstâncias. Por exemplo, é viável receber benefícios previdenciários, tais como pensões por óbito, aposentadorias específicas e auxílios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Além disso, disponibilizarão auxílios para casos de acidentes, doenças, reclusão e maternidade.

Veja também

Saiba tudo do INSS

INSS irá realizar pagamento extra (Foto: Reprodução / Internet / Montagem AaronTuraTV)
INSS irá realizar pagamento extra (Foto: Reprodução / Internet / Montagem AaronTuraTV)

Recentemente, implementou-se mudanças significativas no que diz respeito ao pagamento dos benefícios de maternidade pelo INSS. A partir de agora, sendo assim, concederão o auxílio-maternidade às jovens de 16 anos que se tornarem mães, além de ser estendido às mulheres pertencentes à etnia Macuxi, uma das principais comunidades indígenas do Brasil. Essas medidas visam ampliar o acesso aos benefícios e garantir a proteção social para um grupo mais abrangente de mulheres.

Consequentemente, o INSS terá um prazo de 180 dias a partir da implementação da nova regra para se adaptar às mudanças. Isso implica que todas as agências do país terão seis meses para lidar plenamente com a demanda proveniente dessas duas novas categorias, permitindo que os indivíduos se preparem antecipadamente para solicitar o pagamento dos benefícios.

Mudanças no INSS

Além disso, o auxílio-maternidade é um benefício fornecido pelo INSS às mulheres grávidas que necessitam interromper suas atividades profissionais durante um determinado período durante a gestação ou após o nascimento do bebê. Após a aprovação, em suma, o benefício geralmente tem duração de aproximadamente 120 dias, correspondendo ao período usual da licença-maternidade. Para ter direito ao recebimento do auxílio, é necessário cumprir um dos seguintes requisitos:

Para ter acesso ao auxílio-maternidade, dessa forma, é necessário se enquadrar em uma das seguintes situações:

  • Ser empregada com carteira assinada;
  • Ser desempregada e solicitar o benefício entre 12 e 36 meses após a demissão, desde que tenha realizado ao menos dez contribuições à Previdência Social;
  • Ser segurada especial, comprovando no mínimo dez meses de atividade rural por meio de documentação;
  • Ser contribuinte individual, com pelo menos dez contribuições realizadas.
  • O acesso ao auxílio-maternidade se inicia quando a trabalhadora apresenta ao empregador um comprovante de parto, adoção ou aborto acidental. Nos outros casos mencionados, a solicitação deve ser feita por meio do aplicativo do Meu INSS. A interessada pode baixar o aplicativo em dispositivos Android (link: https://bityli.com/RXNFG) ou iOS (link: https://bityli.com/xnBqul), onde encontrará as regras e a lista de documentos necessários.

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo Aaron Tura Tv

Aaron Tura

💬 Jornalista | Colunista @ATardeESua @TVFOCOoficial @oficialSUPERPOP

@aarontura

SEGUIR AGORA

Olá, sou um jornalista freelancer apaixonado por contar histórias e transmitir informações de forma clara e objetiva. Com vasta experiência em diversas áreas, desde esportes até tecnologia e cultura, busco sempre trazer um olhar único e envolvente aos meus trabalhos. Minha versatilidade e comprometimento com a qualidade jornalística me permitem entregar conteúdos que atendam às necessidades do site de maneira ágil e precisa.