PUBLICIDADE

Notícias

Esses são os alimentos que se deve comer para prevenir o câncer, diz expert

22/01/2024 às 19:00

Dicas de alimentação para prevenir o câncer (Imagem: Reprodução)
Dicas de alimentação para prevenir o câncer (Imagem: Reprodução)

Veja o que diz o especialista sobre o assunto

Segundo o oncologista Andre Goy, a prevenção de algumas doenças começa em um cômodo da casa, que de acordo com ele, é na cozinha. Apaixonado pela culinária, o professor de medicina na Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, acabou destacando que a maioria das pessoas possuem “dependência da conveniência” e o resultado disso é uma dieta pobre em nutrientes, o que provoca o aumento do número de diagnósticos de câncer.

Em uma entrevista à emissora estadunidense Fox News, o médico continuou a sustentar a tese que mais da metade de todos os diagnósticos de câncer poderiam ser evitados com mudanças positivas no estilo de vida. Ele acabou aconselhando as pessoas a pararem de fumar e não ingerir bebidas alcoólicas.

Em sua lista de orientações, ainda constam praticar atividade física frequentemente e adotar uma dieta baseada em vegetais.

+ Invisível: 2 formas de responder mensagens no WhatsApp sem ficar online

O fato das pessoas não comerem em casa acaba sendo um dos problemas levantados pelo oncologista. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma pesquisa de opinião realizada pela empresa Gallup, demonstrou um índice alarmante. Os norte-americanos, semanalmente fazem apenas a média de 8,2 refeições em domicílio.

Veja também

De acordo com o oncologista, números como esse tendem a contribuir para o aumento do câncer em jovens adultos.

“O maior problema na dieta americana é a dependência da conveniência em vez da comida caseira”, disse Goy. Ele ainda acrescentou: “Como resultado, comemos muito alimentos processados”.

De acordo com o que foi mencionado pelo especialista, consumir tais opções com alto teor calórico e baixo valor nutricional pode acabar aumentando o risco de diversos tipos de câncer, porém, também gerar o ganho de peso e, consequentemente, contribuir para a obesidade.

“A obesidade e a má alimentação induzem a disbiose do microbioma [intestinal], uma diminuição na diversidade microbiana que leva à inflamação crônica e ao intestino permeável, aumentando o risco de câncer”, confirmou o oncologista.

Ele ainda endossou que o consumo de alimentos processados combinado com a ingestão de bebidas alcoólicas e a ausência de exercícios físicos, acabam elevando ainda mais, o risco de doenças cancerígenas. Ele então, orientou evitar ou cortar da alimentação, opções ultraprocessadas com adição de açúcar refinado e farinha branca.

“Alimentos ultraprocessados com adição de açúcar refinado e farinha branca podem impactar negativamente o equilíbrio das bactérias intestinais, deixando-nos mais suscetíveis ao desenvolvimento de câncer”, reforçou o médico.

Goy ainda explicou que os alimentos preparados e embalados “carecem” de nutrientes essenciais e trazem na composição conservantes químicos, considerados perigosos para a saúde.

Para quem consome carnes e alimentos processados diversas vezes na semana, o oncologista sugeriu realizar trocas e adotar um plano alimentar cheio de vegetais e frutas. Pela análise do médico, uma dieta saudável centrada em opções naturais acaba sendo eficaz no quesito redução de risco de doenças cancerígenas.

+ Essas são as 6 estratégias para reduzir o colesterol ruim, de acordo com Harvard

“Concentre-se em alimentos vegetais que sejam fontes de proteínas”, instruiu ele. Para quem deseja se prevenir contra os tipos de câncer, Goy indicou comer com frequência quinoa, farro, feijão preto, trigo sarraceno, sementes de chia, homus e manteiga de amendoim.

Ele também reforçou quanto a alguns alimentos rotulados como “à base de plantas” não serem realmente saudáveis. O especialista propôs evitar essas opções e advertiu sobre o consumo das alternativas congeladas por conta do alto teor de sódio.

“Uma dieta baseada em vegetais se concentra no consumo maior ou exclusivo de vegetais, com foco em verduras, legumes, frutas, grãos integrais, nozes e sementes”, declarou Goy à Fox News. Ele completou: “Escolha alimentos integrais e não processados, tanto quanto possível”.

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
Botão Fechar PushOnSite