PUBLICIDADE

Notícias

Novidade na área: perícia médica do INSS agora irá ser realizada de forma virtual; veja como funcionará

11/04/2024 às 10:38

Perícia médica do INSS agora será online (Foto: Reprodução)
Perícia médica do INSS agora será online (Foto: Reprodução)

Processo para perícia médica irá ser feito de forma online

O Ministério da Previdência Social (MPS) do Brasil acabou anunciando uma nova abordagem para concessão dos benefícios previdenciários, usando a telemedicina para avaliações médicas pericias relacionadas a benefícios do INSS. A medida acabou sendo oficializada pela Portaria 674, e irá permitir avaliações remotas para benefícios por incapacidade permanente, incapacidade temporária e Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) para pessoas com deficiência.

O MPS planeja implementar a telemedicina gradualmente, visando a realização de 50 mil exames por mês à distância até o final do primeiro semestre do ano. Inicialmente, a prioridade irá ser para áreas com carência de médicos peritos ou longas filas de espera para avaliações médicas presenciais.

+ Beneficiários do Bolsa Família vão ter adicional de R$102 neste mês de abril; confira se você tem direito

A Secretaria de Regime Geral de Previdência Social irá identificar as agências com falta de médicos peritos e as com filas de espera excessivamente longas. As portarias vão ser emitidas em breve para definir quais são as cidades que vão ter atendimento permanente por telemedicina.

O MPS planeja integrar os atendimentos remotos ao sistema Atestmed, assim permitindo aos segurados enviar laudos e atestados médicos digitalizados para análise à distância. A integração visa a redução das filas de espera para a concessão de benefícios.

Veja também

+ SURPRESA NA CONTA: VERIFIQUE seu Caixa Tem! Um depósito extraordinário chega para alegrar

Um projeto-piloto que foi realizado no ano passado sugere um modelo para a perícia remota. Nesse modelo proposto, o segurado comparece a uma agência do INSS onde profissionais treinados realizam os procedimentos necessários e transmitem os dados para o médico perito à distância, que irá analisar as informações e conversar com o segurado.

Mas, ainda não foi confirmado se o modelo irá ser oficialmente adotado. A telemedicina do INSS acaba representando um avanço significativo na modernização dos serviços previdenciários, visando assim oferecer maior agilidade e acesso aos segurados, em especial em áreas com escassez de profissionais médicos.

Perito do INSS (Foto: Reprodução / Internet)
Perito do INSS (Foto: Reprodução / Internet)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.