Destaque

PROFESSORES recebem uma notícia desmotivadora sobre SALÁRIO da profissão no Brasil


Professor em sala de aula escrevendo no quadro negro (Foto: Reprodução/ Internet)

Ser professor no Brasil não é nada fácil, seja pela falta de amparo na profissão, quanto uma péssima notícia que chegou aos profissionais de educação referente ao salário que recebem na categoria.

+Péssima notícia para o Bradesco: Banco acaba de ser autuado e o que tem acontecido nas agências é exposto

Segundo uma pesquisa feita pelo ‘Movimento Profissão Docente’, o salário dos professores das redes estaduais do Brasil, tem pouquíssimas possibilidade de aumento conforme os anos em sala de aula.

+Avião, carros, dízimos retidos e prédio de R$ 260 milhões: Valdemiro sofre com penhoras na Justiça

Embasada em informações coletadas das secretarias estaduais de educação, em setembro de 2022, a pesquisa revela que o salário dos professores, desde o tempo que começaram a atuar na profissão, até o último ano de trabalho, aumenta apenas 50% em relação ao salário inicial.

Professora em sala de aula escrevendo no quadro negro (Foto: Reprodução/ Internet)
Professora em sala de aula escrevendo no quadro negro (Foto: Reprodução/ Internet)

A desvalorização dos salários dos professores brasileiros se deve, principalmente, à falta de valorização da categoria quanto em relação a escassez de políticas que reconheçam os avanços acadêmicos do professor.

+Triste: Empresa tradicional e antiga do mercado confirma falência devastadora

Ou seja, nem a formação do profissional, os cursos de especialização, e as pós-graduações, por exemplo, garantem uma melhoria significativa em quanto o professor ganha todos os meses nas redes estaduais do Brasil.

Apesar de ter sido criado um piso salarial dos professores no ano de 2008, as pesquisas mostram que o salário deles até vem evoluindo, mas durante toda sua trajetória em salas de aula, o aumento recebido não acontece da maneira que se espera a longo prazo.

+Aviões devolvidos e falência decretada: O triste dia em que companhia aérea brasileira acabou dando adeus

A pesquisa feita pelo ‘Movimento Profissão Docente’, ainda apura que dos 26 estados brasileiros, somente 19 deles apresentaram uma possível evolução salarial de até 50%, sendo o maior valor encontrado em toda pesquisa realizada, porém, a amplitude do salário é em média na casa dos 48%.

Professores tem pouco aumento no piso salarial da categoria ao longo da carreira (Foto: Reprodução/ Internet)
Professores tem pouco aumento no piso salarial da categoria ao longo da carreira (Foto: Reprodução/ Internet)

+PROIBIDÃO: Governador gera banimento do TIKTOK em Estado e o motivo é INACREDITÁVEL

Qual é o piso salarial mínimo de um professor brasileiro?

Atualmente, o piso salarial de um professor da educação básica da rede pública é de R$ 2.886,24 (dois mil oitocentos e oitenta e seis reais e vinte e quatro centavos).

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.