PUBLICIDADE

Notícias

Crise: Queda de 96% nas vendas faz Samsung encarar nova recessão

28/04/2023 às 19:22

Samsung vê falha vir à tona e situação gera pânico (Foto: Reprodução)
Samsung vê falha vir à tona e situação gera pânico (Foto: Reprodução)

Samsung teve uma queda significativa em seus lucros

No início do mês, a Samsung divulgou que sofreria uma queda de 96% nos seus lucros, comparando os resultados com o mesmo período do ano passado. Esse resultado acaba sendo o pior atingido pela empresa desde 2009, meses depois da falência do banco Lehman Brothers.

O resultado negativo é devido à baixa demanda nos chips de memória RAM e ROM. Durante o período de maior intensidade da pandemia de Covid-19, o preço dos eletrônicos subiram de forma considerável no mundo todo.

Por conta disso, as fabricantes de peças de computadores, notebooks e smartphones estocaram componentes para a fabricação de seus produtos, como chips DRAM e flash NAND. O intuito foi evitar novos aumentos e problemas na cadeia de produção.

Os consumidores não estão adquirindo novos computadores ou memórias, seja por ter medo de uma possível recessão global ou pela alta da inflação. Assim, os estoques permanecem cheios, fazendo com que as empresas não precisem comprar memórias da Samsung, por exemplo.

+ Duílio é sincero sobre possível contratação de Rogério Ceni para posto de Cuca no Timão: “Algumas horas”

Veja também

O movimento tem sido comum entre as big techs como Amazon e Meta, marcas que estão arcando com as consequências de um crescimento durante a pandemia.

De acordo com a CNBC, o setor de chips de memórias é o mais lucrativo da Samsung. Por isso, a redução no setor está impactando diretamente nas finanças da empresa. A sul-coreana vai diminuir a produção de memórias, mas, não diminuirá o investimento na infraestrutura e nas pesquisas da divisão.

Para acalmar os investidores e os acionistas, o grupo comunicou que prevê um aumento na demanda por chips de memória a partir do segundo semestre de 2023.

Segundo a empresa, o aumento se dará devido ao estoque dos seus clientes acabar ficando menor depois do lançamento de novos produtos, como notebooks e celulares.

+ Valor do salário mínimo para o ano de 2024 é divulgado e surpreende brasileiros

A aposta da Samsung tem certo sentido, já que os novos chips da Qualcomm para celulares estão chegando no segundo semestre. Assim, os fabricantes de smartphones vão precisar de memórias RAM e ROM.

Em relação aos PCs e notebooks, as empresas estão sempre lançando novos modelos. Os consumidores estão mais antenados e seguem em busca de atualizar os seus computadores com a memória DDR5.

Se a marca vem tendo prejuízo no setor de chips, o cenário é diferente no setor de smartphones. o setor Device Experience, que é responsável pelos celulares da Samsung, registrou um aumento de 3% nos lucros, atingindo 3,94 trilhões de won (R$ 14,6 bilhões). O valor é comparado ao Q1 em 2022.

O grupo ainda afirma que o Galaxy S23 Ultra é o motivo do desempenho da divisão dos smartphones. Porém, a sua linha tem tido bons resultados de vendas. Por fim, enquanto a demanda por celulares tem caído no mundo todo, as vendas do Galaxy S23 estão tendo um excelente resultado.

Samsung está enfrentando crise com queda de 96% nas vendas (Imagem: Reprodução)
Samsung está enfrentando crise com queda de 96% nas vendas (Imagem: Reprodução)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
Botão Fechar PushOnSite