Celebridades

Rafael Cardoso desabafa sobre cirurgia no coração: “Eu era uma bomba-relógio”


O famoso ator da Globo, Rafael Cardoso sofre cirurgia no coração e implanta um desfibrilador, por conta de condição genética (Foto: Reprodução)

Rafael Cardoso tomou um susto daqueles nos últimos meses. Após descobrir uma fibrose no músculo do coração que o colocava em grupo de risco de morte súbita, o ator teve que realizar uma cirurgia cardíaca bastante delicada para colocar um desfibrilador no órgão vital. “Com o meu histórico familiar, eu era uma bomba-relógio”, afirmou Rafael ao falar sobre a doença pela primeira vez.

O artista de apenas 35 anos, atualmente atuando em Salve-se Quem Puder, na Rede Globo, revelou que outros cinco familiares haviam morrido de morte súbita. Entre eles, estão seu primo de cinco anos, diabético, e uma tia de 19. “Minha tia Janete correu para pegar um ônibus e, assim que sentou no banco, morreu”, contou ele em uma live na sua conta do Instagram.

Rafael explicou que, quando era adolescente e jogava futebol profissional, havia sido diagnosticado com um sopro no coração. Conforme os anos foram passando e, como ele sempre apresentou uma ótima resistência física e porte atlético, não fez mais exames e parou de controlar a doença.

Quem avisou que algo não estava certo foi a sogra do ator, a jornalista Sônia Bridi. Logo após o rapaz testar positivo para o coronavírus, ela e a filha, Mariana Bridi (esposa de Rafael), levaram-no para realizar exames de rotina.

Contudo, todos se assustaram quando os exames apontaram uma hipertrofia de 20 milímetros no músculo do coração e cerca de 14% de fibrose no órgão vital – até 10% é um índice considerado normal, e acima de 20% é gravíssimo – e o que o colocava no grupo de risco de morte súbita era exatamente isso.

Veja também

O cardiologista de Rafael e especialista em arritmia cardíaca, Dr. Eduardo Saad, explicou melhor o que a doença do ator realmente significa: “O Rafa tem uma miocardiopatia hipertrófica. Uma doença genética e hereditária que faz com que os músculos do coração fiquem hipertrofiados. A doença é progressiva e pode piorar com o passar dos anos. Ele [Rafael] já tinha uma fibrose preocupante. O que já foi suficiente para prepará-lo para a cirurgia”.

Rafael contou que levou quatro meses até ele ir buscar os resultados dos exames e marcar a cirurgia, mas que quando ficou sabendo da possibilidade de morte a qualquer momento, pensou logo em seus filhos. “Fui prepotente e ignorante. Meus filhos podiam crescer sem a presença do pai. Eu não consigo ficar confortável e não fazer nada”, contou.

Segundo Saad, a cirurgia foi tranquila e durou cerca de uma hora e meia. Diferentemente de outros desfibriladores que podem ter até três fios elétricos conectados no coração, apenas um fio condutor foi ligado a Rafael, passando por baixo dos músculos do peito, no lado esquerdo.

O ator, a partir de agora, terá de dormir ao lado de um aparelho – parecido com um celular, ou um controle – que mede, às 2h da madrugada, os batimentos cardíacos do artista e envia todas as informações referentes ao dia do ator para sua central. E, caso ocorra alguma alteração nesses dados, o Dr. Saad será acionado imediatamente e Cardoso terá de realizar uma nova bateria de exames.

O artista não vê a hora de poder voltar a realizar suas atividades preferidas, como o crossfit, retomar os planos de abrir uma academia e ir correr na praia antes do amanhecer. “É possível ter uma vida normal com esse aparelho, é só não ter que passar em detectores de metais em aeroportos e bancos”, brincou Rafael Cardoso.

Contudo, o galã terá de mudar mais uma coisa em seu cotidiano: o aparelho de seu celular. Segundo Saad, existe um imã na parte de trás do iPhone que não é recomendado para quem usa o tipo de desfibrilador que o artista tem acoplado em seu corpo. “É melhor trocar de aparelho”, confirmou o ator.

Ator Rafael Cardoso passa por cirurgia cardíaca
Ator Rafael Cardoso passa por cirurgia cardíaca e implanta desfibrilador em seu coração. Foto: Reprodução.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo Aaron Tura Tv

Aaron Tura

💬 Jornalista | Colunista @ATardeESua @TVFOCOoficial @oficialSUPERPOP

@aarontura

SEGUIR AGORA

Tenho 23 anos e estou cursando o último semestre de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Minha maior paixão, desde sempre, foi a escrita, e usar o Jornalismo para tocar a vida das pessoas.