A Rede Globo e o SBT registraram a pior média de audiência, no mês de outubro, de suas respectivas histórias, de acordo com os dados consolidados da Kantar Ibope, obtidos com exclusividade pelo site da UOL.
A emissora carioca fechou o mês passado com 10,8 pontos e 30,7% de ‘share’ no mercado nacional, chamado de PNT (Painel Nacional de Televisão). Esse é o resultado de mediação durante as 24 horas do dia e são estudadas as 15 maiores regiões metropolitanas do país.
Após 47 anos de Globo e demissão, Antonio Fagundes acaba de assinar contrato com canal rival
Vale ressaltar a respeito da liderança da Globo: quer dizer que cerca de 3 em cada 10 televisores ligados no país continuam sintonizadas na televisão da emissora carioca 24 horas por dia (os 30,7% de ‘share’, ou participação no universo de TVs ligadas).
Entretanto, a queda de ‘share’ global atingiu 25% em apenas 19 meses.
Veja também
Mano Menezes deixa história no Corinthians para trás e se prepara para assinar novo contrato
Com a ajuda de Travessia, Jogo da Discórdia faz BBB23 marcar recorde na Globo
Déa Lúcia, mãe de Paulo Gustavo, quase desmaiou na Globo e motivo foi divulgado para o público
Vindo atrás da rede Globo, a Record fechou a média com 4,6 pontos e 12,9% de share. Um crescimento de 5% em relação a setembro, que provavelmente foi causado por A Fazenda, Top Chef, além da novela bíblica Gênesis – que se tornou uma dificuldade a ser enfrentada para a Globo em praças como Salvador e Goiânia.
Atrás da Record e da rede Globo ficou o SBT e sua programação recheada de improvisos, reprises e mudanças de planos repentinas: atingiu 3,4 pontos e 9,7% de share – o pior resultado de seus 40 anos de emissora.
Nunca um número tão pequeno de aparelhos de televisão no Brasil sintonizaram a emissora liderada por Silvio Santos.
Marcos Mion se emociona ao receber Xuxa em seu programa na Globo: “Meu Deus”
Já em quarto lugar, a Band marcou 1,0 ponto e 2,8% de share nacional, o que é possível interpretar como um número muito baixo para uma emissora com tanta tradição e que fará 55 anos em 2022 e uma das principais concorrentes da rede Globo.
Por último, a RedeTV!, que alcançou 0,4 ponto de ibope (o que é considerado tecnicamente “traço”, por estar abaixo de meio ponto) e 1,0% de share.
De acordo com a coluna da UOL, a maior causa das quedas nas audiências das televisões brasileiras está se dando por conta da explosão do streaming. Há alguns bons anos, a tradição das famílias era se reunir em frente à televisão, porém, nos dias de hoje, as pessoas se encontram assistindo aquilo que preferem em seu próprio celular ou notebook.